12.5.07

Festa do Divino Espírito Santo promete agitar Paraty

Tradição desde o século XVIII, a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty, no litoral fluminense, é uma das mais ricas em criatividade e adereços do Brasil. O evento religioso acontece no período de 18 a 27 de maio, mesclando as atrações folclórico-religiosas, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade, a festejos e shows com bandas local, regional e nacional. A atração mais esperada da festa é a participação especial do grupo Raça Negra, na véspera, dia 26. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem do evento.

Alem do grupo Raça Negra, diversos conjuntos locais e regionais e grupos de ciranda animarão as noites da festa. Os shows ocorrerão no estacionamento ao lado da Igreja Matriz. Já a banda Santa Cecília e a Folia do Divino se apresentarão durante as procissões que conduzem a bandeira mestra todos os dias pelas ruas da cidade. O tradicional cortejo das bandeiras vermelhas, tendo ao centro uma pomba branca – símbolo do Divino Espírito Santo –, percorre as ruas com folia e banda de música. É nesta ocasião que é celebrada a missa da novena preparatória do Dia de Pentecostes.

Na véspera da festa (dia 26), acontece a distribuição de carne aos pobres e o almoço público gratuito. À noite, é coroado o Menino Imperador que presidirá as cerimônias distribuindo lembranças e medalhas; soltando da cadeia um preso comum, como indulgência imperial; e recebendo as reverências de praxe em seu trono ricamente ornado no altar, com direito a coroa e cetro de prata. Danças folclóricas como a congada, o cateretê e a ciranda também divertem o povo nas noites de sábado e domingo, além das barracas de comidas e bebidas típicas.

Programação no site Via Paraty: http://www.viaparaty.com.br/noticias/noticias/ver.asp?cod=1926

Nenhum comentário: