23.3.08

Umbanda - Cem Anos de História – 1908 / 2008

Umbanda faz cem anos
17/03/2008

O Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (Proeper/CCS), em parceria com a Congregação Espírita Umbandista do Brasil (CEUB), realizará, de 24 a 27 de março, na Capela Ecumênica, o evento “Umbanda - Cem Anos de História – 1908 / 2008”. Entre os objetivos da iniciativa estão valorizar a fé umbandista, combater preconceitos e discriminações e provocar uma reflexão sobre a sua contribuição na formação religiosa do Brasil.

Religião que surgiu oficialmente em 15 de novembro de 1908, a umbanda teve o seu dia incluído no calendário oficial do estado do Rio por meio da Lei n° 5.200, publicada no Diário Oficial do dia 12 deste mês.

Estudantes, docentes e pesquisadores da UERJ e de outras instituições, bem como o público em geral, poderão assistir a palestras, vídeos, danças, além de participar de atividades culturais. Discriminação Religiosa; Ritos e Meio Ambiente; História e Cultura Umbandista; Sincretismo e Tradição e Contemporaneidade são alguns dos temas a serem abordados por mestres e líderes religiosos.

O subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano, falará sobre Religião e Direitos Humanos, no dia 26.

Para a coordenadora de eventos do Proeper, Telma Rosina Simoni da Gama, o encontro será uma ótima oportunidade para a UERJ estreitar os laços com um importante segmento da comunidade. “E como as atividades previstas enquadram-se nos objetivos do Programa, contribuirão para reforçar o papel de difusão do mundo religioso junto à academia”, disse.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones e e-mails do Proeper: 2587-7349, 2587-7146 e proeper@yahoo.com.br. Ou ainda por meio da CEUB: 2273-3974 e ceubrasil@uol.com.br. A entrada é franca.

(Fonte: UERJ em Dia nº 440)

A Liter & Art Brasil estará com uma barraquinha, divulgando artesãos e escritores.

Nenhum comentário: