6.5.09

Brasil lança rede para estimular voluntários

Rede Brasil Voluntário organizará, anualmente, uma semana de eventos para mobilizar cidadãos; o tema da vez é meio ambiente

Divulgação da PrimaPagina

Centros de voluntariado de cinco Estados se uniram a um programa da ONU e formaram uma rede para estimular mais brasileiros a doarem parte do seu tempo para o bem comum. A Rede Brasil Voluntários, lançada dia 23 de abril, deve organizar uma semana com eventos sobre o tema em Brasília, a partir do dia 3 de dezembro, com participação dos Estados envolvidos: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“O objetivo é formar parcerias para mobilizar cada vez mais voluntários”, diz Diana Costa do UNV (Programa dos Voluntários das Nações Unidas). A semana vai comemorar dez anos da existência do Dia internacional do Voluntário (5 de dezembro). O evento vai ser repetido todos os anos, sempre nas proximidades da data. A programação terá o tema “Voluntariado para o Planeta” e deverá incluir campanhas de conscientização sobre a preservação ambiental. Ano passado a Rede já havia anunciado sua formação e apoiado um evento do tipo, mas só agora os membros se reuniram pela primeira vez.

Estima-se que apenas 8% dos brasileiros exerce algum tipo de trabalho voluntário, segundo uma das poucas pesquisas a respeito do tema, feita pelo IBOPE em 2001. O crescimento deste tipo de trabalho, porém, é uma tendência global, de acordo com um estudo na Inglaterra que mostrou que a grande maioria das instituições no mundo registrou aumento no número de voluntários desde 2007.

Para conquistar mais trabalhadores, a nova rede brasileira dá ênfase a ações regionais. Os Estados participantes têm os maiores centros de voluntários do país e serão os responsáveis por planejar eventos e conseguir patrocinadores locais, diz Diana. Ela explica que, com a criação da Rede, os diretores dessas instituições passarão a se reunir periodicamente, junto também com o UNV (Programa de Voluntários da ONU). Dessa forma, o planejamento será conjunto, mas a atuação conta com maior alcance regional.

Além da semana de eventos, a Rede vai organizar também as comemorações do Ano Internacional do Voluntariado, em 2011, e um curso de capacitação para voluntariado pela internet. Atualmente, já existe um site que reúne vagas para quem quiser colaborar pela web mesmo: o endereço Voluntários Online tem atualmente mais de mil oportunidades como tradução ou redação de textos. O curso, que deverá ser fornecido em junho, vai ajudar os centros de voluntariado a trabalharem com a ferramenta.

Fonte: PNUD Brasil.

Nenhum comentário: