15.2.10

Carnaval oferece 5 mil vagas em cursos gratuitos no Rio

Rio - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou um programa de qualificação especial para quem atua ou quer trabalhar nos preparativos da folia — o Planseq do Carnaval. O Plano Setorial de Qualificação vai destinar 5 mil vagas para o Rio de Janeiro, em cursos gratuitos profissionalizantes nos setores de costura, marcenaria, mecânica, eletricidade e áreas afins. O projeto é uma parceria do MTE com a Amebras-RJ (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil-RJ) e a AART (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro). A proposta prevê a inclusão dos formados no mercado de trabalho.

Esperamos, daqui a um ano, ver os alunos reaproveitados nesses barracões. Todos com carteira assinada”, afirmou Benedita da Silva, secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em coletiva de lançamento do programa na Cidade do Samba. Segundo estimativas do governo federal, mais de R$ 350 bilhões são investidos na indústria do Carnaval por ano.

As inscrições começam na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, e vão até 10 de março. O cadastro será feito nas agremiações e em um posto principal na Cidade do Samba, Gamboa, Zona Portuária do Rio. Para participar, é preciso ter mais de 17 anos de idade e talento para atuar no setor.

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o projeto recebeu investimentos de R$ 7 milhões. Além das 5 mil vagas no Rio, há a previsão de mais 4.400 oportunidades para outros estados. “Tenho paixão pelo Carnaval carioca. Oferecer chances de qualificação gratuita para quem ajuda a fazer essa linda festa era uma obrigação”, afirmou Lupi.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

CURSOS
Adereço, figurino, chapelaria, bordado, costura, serralheria, marcenaria, cenografia, escultura, decorador de alegorias, confecção de instrumentos, percussão, entre outras funções.

INSCRIÇÕES
O cadastro no programa vai do próximo dia 22 a 10 de março. As inscrições devem ser feitas nas agremiações e em um posto principal na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio.

SELEÇÃO
A seleção para as oficinas será realizada na Amebras-RJ, no prédio 1 da Cidade do Samba, a partir de março. Os interessados serão entrevistados e deverão comprovar baixa renda.

DURAÇÃO
O programa terá duração de 12 meses. Cada curso leva entre três a quatro meses para ser concluído. As primeiras turmas devem ter aulas iniciadas já no mês que vem.

AJUDA DE CUSTO
Quem comprovar baixa renda vai ganhar auxílio para transporte, caso more longe do local onde as aulas serão aplicadas. Os alunos vão ganhar ainda lanche e material para o treinamento profissional. A ideia é que os formados sejam encaminhados ao mercado.

O Dia Online

Nenhum comentário: