4.6.11

Dá pra entender a Secretaria de Cultura do RJ??

Amigos, a diretoria da Liter & Art está chegando à conclusão definitiva de que quem gere (ou gerenciona, como preferirem) anda sofrendo de 'falta de cultura generalizada'. Explico:

Recebemos um e-m,ail sobre 'formação de plateia', com distribuição gratuita de 150 ingressos para determinada apresentação teatral. Beleza!

Entramos em contato com o autor do e-mail, solicitando maiores esclarecimentos e informações sobre com,o obter 10 ingressos para serem sorteados entre os jovens de um projeto social que estamos prestando assistência. O rapaz, muito gentilmente, nos respondeu avisando que deveríamos solicitar maiores informações com Andrea Barroso, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, do projeto 'Formação de Plateia'.

Pois bem, enviei um e-mail à dita cuja, explicando sobre o público a quem seriam direcionados os ingressos e pedindo informações sobre como obtê-los. A resposta (motivo deste tópico) anexado ao contato que enviei:
Observação: em azul, entre parênteses, são os meus comentários; o restante é o tal e-mail na íntegra e com as cores e fontes que a tal Andrea Barroso me enviou.

deAndréa Barroso andrea.culturarj@gmail.com
paraElida L&A Kronig
data3 de junho de 2011 18:50
assuntoRe: INSCRIÇÃO PARA OPROJETO FORMAÇÃO DE PLATEIA BABY
enviado porgmail.com
assinado porgmail.com
ocultar detalhes 18:50 (21 horas atrás)

Prezada Elida, não trabalhamos dessa forma.
Segue o e-mail com as instruções para o pré-agendamento do espetáculo.
 
Amigos,

A Secretaria de Estado de Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, está disponibilizando ingressos para a peça Baby, O Musical, no Teatro João Caetano, como parte do programa FORMAÇÃO DE PLATÉIA.
Temos 50 convites (já não são 150 ingressos, passou a ser 50 apenas) por sessão para serem distribuídos para escolas, ongs, instituições sociais..... de todo o estado do Rio de Janeiro. (estrei em contato representando uma ação social)
Dias das Apresentações: Quinta, Sexta, Sábado e Domingo - de 13/05/2011 a 28/08/2011.
 Horário das Apresentações:
-  5ª feiras -  às 20:00h
-  6ª feiras – às 20:00h - Somente SEEDUC (não sei qual o motivo da Andrea ter grifado esta informação)
-  Sábados – às 20:00h
-  Domingos – às 18:00h

Faixa etária: Livre (Mas como o espetáculo é um musical, aconselha-se  crianças acima de 12 anos.)

Para isso precisa-se seguir os seguintes passos:
- entrar em contato conosco – por telefone ou email – para um pré-agendamento do dia e quantidade de convites desejados (caraca! eu mandei e-mail!!! que tipo de 'e-mail' ela se refere?)
- com antecedência mínima de 4 dias do espetáculo,(enviei com antcedência de mais de 4 dias) enviar uma solicitação dos ingressos através de uma carta ou email oficial da instituição, onde deve constar a listagem com os nomes e sobrenomes dos convidados, dia e hora do espetáculo, o nome e dados da instituição e do responsável que irá retirar os ingressos no Teatro, telefones e emails de contato direto do responsável. (pqp! se enviei um e-mail e a cara-pálida respondeu... preciso dizer mais alguma coisa?? enviar novamente o e-mail do remetente [eu]??)

- precisamos também que os responsáveis, caso não recebam nenhuma confirmação até a véspera do espetáculo agendado, entrem em contato conosco para ratificar a reserva e a quantidade de ingressos disponíveis conforme o pré-agendamento.

(em vermelho e com grifo é por conta da digníssima sra. Andrea Barroso) 
CONTATOS:
Andréa Barrosoandrea.culturarj@gmail.com
21 9202 3433 / 24 8832 7922
Superintendência de Cultura e Sociedade
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
21 2333 1404
FICHA DO ESPETÁCULO
Nome: Baby O Musical
Autoria: Sybille Pearson, David Shire e Richard Maltby Jr
Direção: Fred Hanson
Sinopse: Espetáculo da Broadway ganha sua primeira montagem brasileira e promete emocionar e divertir o público de todas as idades.
Um casamento pode gerar muitos frutos. Um filho, quem sabe. Porém, quando se trata da união entre quatro grandes artistas, o resultado é um musical que trata das alegrias e dores da gestação de um bebê. É a partir da música que o espetáculo “Baby, o Musical” trata das questões que envolvem três casais “grávidos”. O musical apresentado pela Bradesco Seguros estreia no dia 12 de maio, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e conta com a direção de Fred Hanson, estreante nos palcos cariocas. Coincidência ou não, a temporada tem início na mesma semana do Dia das Mães.
“Baby, o Musical” nasceu do encontro entre o texto de Sybille Pearson, letras de Richard Maltby Jr. e a música de David Shire, ingredientes aliados à experiente direção de Fred Hanson , responsável por sucessos como “Miss Saigon” e “O Médico e o Monstro”, em São Paulo.
O musical conta a história de três casais: dois jovens universitários que tem que lidar com uma gravidez inesperada; um casal na faixa dos 35 anos que deseja uma criança; e outro, mais maduro, com filhos já criados, que são surpreendidos com uma gravidez. A versão brasileira é de Flavio Marinho e Tadeu Aguiar.
O diretor Fred Hanson, acabou de encenar  O Médico e o Monstro em São Paulo. Também trabalhou nas produções originais da Broadway de Os Miseráveis, O Fantasma da Ópera e Miss Saigon. Dirigiu novas versões de  Os Miseráveis e Miss Saigon internacionalmente, inclusive em São Paulo, onde ficou em cartaz durante 18 meses, e em Tóquio em 2004 e 2008.
Nossa orquestra será composta por 11 músicos sob a regência da premiadíssima Liliane Secco (vencedora de três Prêmios Shell e indicada a vários outros prêmios), e também diretora musical do espetáculo.

Aguardo um retorno de vocês
Um abraço

Andréa Barroso
Em 3 de junho de 2011 10:37, Elida L&A Kronig escreveu:
Bom dia, Andrea

Atuo como voluntária num projeto direcionado para jovens em situação de risco, dos 7 aos 17 anos, no Morro do Amor (Lins de Vasconcelos).
Recebi e-mail com a mensagem de ingressos gratuitos para a formação de platéia e gostaria de saber como posso pegar 10 ingressos para serem sorteados entre os jovens mais velhos.

Grata
Elida

Amigos, fala sério: iniciar um e-mail com a ambiguidade da expressão " não trabalhamos dessa forma."??? Enviei um contato me apresentando, explicando a comunidade que eu estava representando e pedindo maiores informações sobre como pegar os tais 10 ingressos. A 'entendda' e 'responsável' respondeu como quem estivesse trtando com um dos 'laranjas políticos' que vemos tanto por aí. Sinceramente? Essa resposta da tal Andrea Barroso deixou-me muito chateada e fez com que os jovens se sentissem constrangidos. Meus jovens se sentirão melhor e mais dignos sem essa 'formação de plateia'. Faço votos de que os laranjas e afins se divitam com o tal espetáculo.

Saudações culturais
Liter & Art Brasil

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Elida !!

Apesar de toda situação, vocês conseguiram algum ingresso através do Programa ?

Erika Maia

Unknown disse...

Oi, Erika.

Não. Nem sombra.

Grata. :)

Andressa disse...

Bom exemplo de como 'funciona' a cultura no nosso estado. Aproveito para deixar os parabéns, voce faz um ótimo trabalho e é uma excelente pessoa, querida.

Unknown disse...

Oi, Andressa.

Se acompanha mesmo o meu trabalho, sabe que bato muita perna por aí e conheço muita gente, inclusive nas nossas Secretarias de Cultura, estadual e municipal. Tem gente que veste a camisa e dá o sangue pela cultura nas duas esferas e fazem (ou tentam fazer) um bom trabalho.

A Andréa Barroso é um caso isolado ou de repente não estava num bom momento, tanto que chegou a ser grosseira na resposta(ao menos, eu achei a resposta de muita grosseria para vir de um órgão público - tudo em vermelho e grifado? Estranho, né?).

Apesar do que possa parecer, não estou defendendo a atitude desta funcionária. Só não podemos generalizar partindo de apenas um mau exemplo, ok? Fosse assim, nenhum brasileiro faria nada nem sairia de casa porque tudo funciona "assim". E, apesar de, estamos na caminhada, aos trancos e barrancos e com todas as grosserias e corrupções, vamos teimando em avançar.

Encontraremos muitas Andréas no caminho, algumas piores (bem piores) e algumas melhores (grande parte dos funcionários concursados). Faz parte.

E não esqueça que o ranking da Educação em nosso país não é grande coisa... Este é um dos reflexos. :)

"voce faz um ótimo trabalho e é uma excelente pessoa,": quando, aonde, como? Muito agradecida, de verdade, mas... Desculpe, não estou lembrando de nenhuma Andressa. De qual projeto, entidade, programa, círculo? Refresca minha memória, meu anjo; a idade e a cabeça cheia já não ajudam. :)

bjs carinhosos/Saudações culturais
Elida