2.9.11

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente (PR)

Erradicação do trabalho infantil, projeto Prefeito Amigo da Criança e programas de incentivo à cultura e ao esporte estão na lista de ações. Hoje cerca de 2.500 crianças e jovens integram as modalidades e estão mais próximos da escola em tempo integral

O atendimento voltado a crianças e jovens em Quatro Barras deu um salto significativo nos últimos anos e algumas conquistas marcam o início de uma nova fase. Quatro Barras erradicou por completo o trabalho infantil, aderiu ao projeto Prefeito Amigo da Criança e está dia a dia transformando a vida de crianças e jovens com projetos culturais e esportivos, que atendem cerca de 2.500 alunos.

Hoje eles podem participar das 14 modalidades oferecidas pela Prefeitura, que incluem dança, teatro, violão e desenho, além do esporte, e aproximam cada vez mais a formação e o ensino da escola em tempo integral. Programas como o Cine Clube Quatro Barras, a Gibiteca e o espaço aberto na Casa da Cultura, além das atividades oferecidas no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CACA), que incluem formação musical, além de aulas de reforço, informática, capoeira e artesanato, somam uma lista de ações que hoje ampliam o trabalho voltado a este público.

Os avanços obtidos ou mesmo o atendimento para crianças e jovens que tiveram seus direitos violados - hoje ampliados pelo Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e Conselho Tutelar - foram alguns dos tópicos tratados na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida na sexta-feira (26) pela Secretaria de Ação Social e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O debate destas ações e de novas políticas públicas voltadas à juventude foram a pauta da conferência, que teve como tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Aberto pela apresentação da banda do CACA, o evento seguiu com a composição da mesa e a palestra ministrada pela professora da PUC e consultora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Lucimeri Isolda Silveira.

“O que está sendo discutido aqui vai influenciar a agenda das políticas públicas, para promover o desenvolvimento social e humano do município. É importante que as crianças sejam tratadas como sujeitos de direito, que seja privilegiado o debate e acima de tudo aceitas as diversidades”, disse a palestrante.

Também foram formados os grupos de discussões e eleitos os delegados que participação da Conferência Regional. Durante a tarde, ainda foi apresentada a prestação de contas de 2010 do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, o Relatório de Gestão bimestral dos Direitos da Criança e Adolescência, e as prioridades e metas para 2012, contidas na LDO e LOAS.

“O município está engajado neste trabalho porque sabe a importância de priorizar as crianças e jovens. O prefeito Loreno Tolardo vem determinando uma série de ações, em várias áreas, para tornar os programas mais completos e efetivos, afinal, a base que eles recebem hoje será determinante para o seu futuro. E garantir seus direitos é um dever de todos nós”, disse a secretária de Ação Social, Andréa Tolardo.

Também participaram do evento o promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosangela Cardoso de Andrade; o delegado Dr. Rogério Antonio Haisi; os secretários Maria Rodrigues; Fernando Cunha e Ronaldo Loures Rocha; e a assessora de planejamento da Secretaria de Ação Social, Denilza Mianes Sacerdote.

Fonte: Agora Paraná

Nenhum comentário: