25.2.11

Rumos Itaú Cultural lança novos editais em três áreas de expressão

O edital de Artes Visuais 2011/2013 recebe inscrições até 29/5 e é voltado para artistas atuantes no Brasil, com trajetória profissional desde 2000. Educação, Cultura e Arte 2011/2013 aceita, até 30/6, projetos que envolvam cultura e educação não formal. Por fim, Jornalismo Cultural 2011/2012 fica aberto até 15/7, para professores e estudantes de comunicação social.

Editais: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708
Inscrições: http://www.itaucultural.org.br/cadastros/precadastro

Projeto Universidade Aberta

O Pontão da ECO, em parceria com a Escola de Comunicação da UFRJ e com o Núcleo de Cultura Digital da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, abre inscrição para aulas na ECO, cursos e oficinas.
As inscrições ficam abertas entre 20 e 28 de fevereiro. O resultado será divulgado dia 04 de março no site do Pontão da ECO.

Universidade Aberta – Aulas na ECO

O projeto Universidade Aberta - Aulas na ECO, é uma parceria entre a Escola de Comunicação da UFRJ e o Pontão de Cultura Digital da ECO, cujo objetivo é abrir vagas nas disciplinas do currículo de graduação da Escola para integrantes dos Pontos de Cultura e movimentos sociais que não tenham vinculo com a Universidade.
Clique aqui para mais informações e inscrição.

Curso básico de 3D com Blender

O curso se propõe à ensinar o básico sobre ambiente 3D, desde técnicas de modelagem até animação.
Clique aqui para mais informações e inscrição.

Curso basico de Wordpress

O objetivo deste curso de um dia é que, ao final das ativides, qualquer leigo possa entender o passo-a-passo completo sobre como construir um site colaborativo em uma plataforma de fácil uso e 100% livre, o Wordpress (.org). Abordaremos desde conceitos básicos de administração web (domínios, servidores etc) até a concepção do produto final, o site colaborativo.
Clique aqui para mais informações e inscrição.

Oficinas literárias: da novela literária à radionovela

Este projeto visa construir uma novela de modo coletivo, primeiramente na forma literária, e depois tratar das respectivas roteirizações para televisão e para rádio, esta última sendo produzida e publicada durante a sua execução.
Clique aqui para mais informações e inscrição.

Oficina Net Arte

Conversacoes e definicoes sobre arte e tecnologia, midia, net arte e web arte, internet e suas linguagens de programaçao.
Clique aqui para mais informações e inscrição.

Oficina de animação 2D e 3D com ferramentas livres

O curso se propõe a tratar dos conceitos e etapas de produção de animação.
Clique aqui para mais informações e inscrição.

Curso livre

O objetivo deste curso é que o aluno monte a grade, livremente, a partir dos cursos oferecidos pelo Pontão da ECO + Aulas na ECO + HackLab. Serão selecionados quatro projetos para serem desenvolvidos durante um semestre com orientação da equipe do Pontão da ECO.
Clique aqui para mais informações e inscrição.

* O projeto Universidade Aberta é uma iniciativa do Pontão de Cultura Digital da ECO que envolve debates, cursos e oficinas, aulas na ECO e HackLab.

21.2.11

7º Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus

Este ano as inscrições são para CRÔNICAS.


Informações:
http://www.favascontadas.com.br/concurso-internacional-de-cronicas-abre-inscricoes

Disque-denúncia RJ - agora também por internet

O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, disse, no início da tarde desta terça-feira, que, passada a primeira fase do choque de ordem (que será permanente), é chegada a hora de um choque de civilidade.

Neste sentido, ele lançou a primeira edição de um pequeno Manual de Ordem Pública, com oito dicas para que o cidadão colabore com a ordem na cidade. A ideia é que o os usuários do manual – que tem uma tiragem de 400 mil exemplares, e será distribuído em associações de bairros, subprefeituras e sedes de administração regional – destaquem suas páginas para entregar a quem for flagrado cometendo alguma irregularidade, como estacionar nas calçadas ou andar com cachorro sem coleira e não recolher suas fezes das ruas.

Também para estimular a população a mudar de atitude e colaborar com as ações  do choque de ordem, a secretaria coloca amanhã em funcionamento dois serviços: um número de telefone (153) e um e-mail ( queroordem@rio.rj.gov.br ) para denúncias e sugestões, que serão respondidas, em média, em 72 horas. A central telefônica funcionará 24 horas por dia, com oito atendentes em cada um dos quatro turnos. Os e-mails serão respondidos por uma equipe de cinco pessoas, incluindo o próprio Bethlem.

O secretário anunciou ainda que uma campanha publicitária está sendo elaborada entre a prefeitura e o Rio Convention Bureau para mostrar que o carioca que não respeita as regras de civilidade e ordem não é malandro, mas “zé mané”. A campanha deve entrar no ar ainda no primeiro semestre deste ano.

Juntamente com as novidades, Bethlem divulgou números dos primeiros cem dias de operações de choque de ordem de sua secretaria. Ele pretende tornar os números públicos todos os meses. Uma das ideias e veicular o resultado do trabalho da secretaria via internet.

DENÚNCIAS PARA A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Telefone: 153
E-mail: queroordem@rio.rj.gov.br

20.2.11

Visitas virtuais às galerias do mundo

Lançado há duas semanas, temos agora, gratuitamente, o Google Art Project, através do site www.googleartproject.com - possibilitando visitas virtuais às galerias de dezessete dos maiores acervos artísticos do mundo.

O usuário pode passear pelos corredores da Galeria Uffizi, na cidade de Florença, observando seus Botticellis e Leonardos, ou deslocar-se, com um clique no mouse, para uma sala do holandês Rijksmuseum, em Amasterdã, onde se veem Rembrandts e Van Goghs.

Dezessete obras (uma de cada instituição) são apresentadas em resolução de 7 bilhões de pixels, ou 7 gigapixels - o equivalente a uma fotografia de altíssima qualidade.

18.2.11

Oficinas gratuitas do Grupo Milongas, no Teatro Municipal Ziembinski.

O Milongas abre as inscrições para as oficinas gratuitas e regulares do Teatro Municipal Ziembinski.

Durante toda Ocupação Grupo Milongas no Teatro manteremos ao longo de todo ano três oficinas em constante funcionamento. Oficina de interpretação com Roberto Rodrigues, Oficina de Improvisação com Adriano Pellegrini e Oficina de Danças Populares com Hugo Souza.

As inscrições estão abertas através do blog do Milongas (grupomilongasblog.wordpress.com) e através do próprio teatro Municipal Ziembinski, no endereço: Rua Heitor Beltrão, s/n, em frente a estação do Metrô São Francisco Xavier (inscrições no teatro somente de quarta a domingo, das 14h às 18h). Telefones: (21) 3234-2003 (Teatro Ziembinski); (21) 2234-9631 (Grupo Milongas).

Cada oficina tem sua especificação de idade, horários e lotação.

Inscrições: 26 de janeiro a 25 de fevereiro.

Demais informações, no blog do grupo: http://grupomilongasblog.wordpress.com/

Fonte: Uni. Quebradas

17.2.11

Wedologos

Notícia do Boletim do SEBRAE. Muito bacana a iniciativa.

O site é uma agência de criação online que funciona combinado comércio eletrônico com o desing content system ou, em português, concorrência criativa. Funciona assim: o cliente determina quanto quer investir na criação da sua identidade visual, aciona uma série de pessoas cadastradas no site (aqueles que se interessarem em trabalhar pela remuneração oferecida) que enviam suas propostas, tudo via web. O próprio cliente gerencia as propostas e escolhe o vencedor.

A ideia foi trazida pelos empresários Gustavo Mota (28 anos) e João Paulo Coelho (35anos) a três meses para a cidade do Rio de Janeiro. A Equipe é composta por 8 funcionários e, em três meses, a empresa já faturou mais de 100 mil reais. O site já conta com uma rede de pessoas criativas em mais de 108 cidades espalhadas pelo Brasil. E o crescimento do site segue aquela desejada curva ascendente. Segundo Mota, "nos esperávamos fechar o primeiro mês com 10 empresas; fechamos (número de negócios) com 21 empresas. Esperávamos 18 para o segundo mês, fechamos com 42. E no terceiro mês 36; fechamos com 65 projetos". E sabem bem aonde querem chegar: "Em 12 meses, 4 mil projetos e 1 milhão de reais em faturamento".

E ai, já definiu o modelo de negócios da sua (futura) empresa antes de escrever o plano de negócios?

9.2.11

Into recruta voluntários com osteoporose para tratamento grátis

POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - Quatrocentos pacientes com osteoporose grave terão acesso a exames e medicamentos gratuitamente por um ano, durante o projeto Osteoprev, que avaliará a eficácia de quatro remédios usados contra a doença. Um dos critérios para participar do estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é ter mais de 60 anos: as inscrições já podem ser feitas.

“Para participar do estudo é preciso ter osteoporose grave. Ou seja, o homem ou a mulher deve ter tido fratura por causa de um traumatismo de baixa intensidade, como uma pequena queda. Geralmente essas fraturas são no punho, braço ou no quadril”, diz Maria Eugenia Duarte, uma das coordenadoras da pesquisa, acrescentando que não é preciso ter o diagnóstico de um médico previamente.

Maria Eugênia explica ainda que idosos que não tiveram fraturas, mas sentem dor nas costas, perderam altura e ficaram com a coluna curvada também podem ser voluntários. Para participar, o paciente precisa ainda não ter usado medicamentos contra a osteoporose no último ano, a não ser cálcio e fósforo. “É importante para não mascarar o estudo”, diz. Os pacientes serão divididos em quatro grupos, que receberão quatro diferentes remédios e terão seis consultas. O tratamento é gratuito, incluindo remédio, exame de sangue, radiografia, densitometria, tomografia e transporte até a Rua do Rezende, no Centro, onde fica o Into. “Vamos selecionar a partir de um grupo maior de voluntários, entre 600 a 800. Em duas ou três semanas começaremos a convidar os candidatos para a primeira entrevista”, diz a a médica.

O resultado do estudo indicará qual o remédio mais adequado para cada paciente com osteoporose atendido pelo Sistema Único de Saúde.

Instituto tem equipamentos de ponta

Alta tecnologia, cirurgias complexas e estudos de regeneração óssea com células-tronco são algumas das atividades desenvolvidas pelo Into. O instituto, que conta com mais de dois mil profissionais, inaugurou, em 2008, um laboratório de Pesquisa Neuromuscular com aparelhos capazes de medir a força muscular.

Os pacientes do Into, referência nacional, sofrem com longas filas: cerca de dez mil pessoas esperam por cirurgia. O tempo médio de espera é de 3 anos para as especialidades mais requisitadas: joelho, trauma, quadril e coluna.

Osteoporose: Mulheres têm mais risco

- A osteoporose se caracteriza pela diminuição da massa óssea, aumentando o risco de fraturas principalmente de braço, punho e quadril.

- A doença têm diversas causas, como deficiência de estrogênio na manopausa, predisposição genética e uso de alguns medicamentos, como corticoides.

- Mulheres têm maior risco de ter a doença. A incidência aumenta com a idade.

Fonte: O DIA ONLINE

4.2.11

Código de conduta para gestores financeiros de fundações

O CFA Institute, associação global que reúne 100 mil profissionais de investimento social, com apoio de 17 organizações internacionais, entre elas o GIFE, lançou o primeiro Código de Conduta na Gestão de Investimentos para Fundações, Fundos Patrimoniais e Organizações Filantrópicas, que estabelece princípios a serem seguidos por pessoas com poder de decisão sobre os investimentos dessas organizações.

Leia mais, no site da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos.

O livro, em pdf, pode ser baixado aqui: Investment Management Code of Conduct for Endowments, Foundations, and Charitable Organizations

Já baixei o meu; vou ler agora.

Saudações Culturais
Liter & art Brasil

Exames de diagnósticos por imagem, para a população de baixa renda

Bacana esse serviço; parabéns ao Colégio Santo Inácio e seus alunos.

CLÍNICA POPULAR - (Colégio Sto Inácio - Botafogo-RJ)


CLÍNICA POPULAR - A clínica noticiada é obra dos ex-alunos do colégio Santo Inácio, dos jesuítas. De formação católica e humanística, esses profissionais dedicam (cada um) um tempo na semana para saírem de seus consultórios particulares e atenderem aos mais carentes. O valor cobrado nos exames destina-se às despesas com aluguel, empregados e materiais. Até o aparelho de ressonância foi comprado pelos médicos em rateio.

EXAMES MAIS BARATOS PARA QUEM NÃO TEM PLANO DE SAÚDE
Foi criada uma clínica de exames de diagnósticos por imagem, para atender a população de baixa renda.
A Kodak, GE, e empresas da área de saúde patrocinaram este lindo projeto!
É a realização de um sonho do radiologista Romeu Cortes Domingues, diretor médico de duas clínicas de radiologia, que buscou parceiros para a iniciativa.
Para se ter uma idéia, os exames, que custam, na rede privada, cerca de R$ 850,00, são oferecidos por R$ 120,00 .

Rua São Clemente, 216 - Botafogo - RJ
Confiram o site deles: www.imagemsolidaria.com.br

3.2.11

Banco Itau sumiu com a conta corrente da Liter & Art

Atualização 4 - 25/02/2011

A Central de Ocorrências do Itaú pediu-me que procurasse a gerente Jaqueline, na agência da conta da Liter & Art. A responsável legal esteve ontem na agencia que estava com a conta da L&A Brasil. Detalhe: a gerente Jaqueline não está mais na agência desde janeiro (como o Itaú também não sabe disso??... O Itaú a gente entende, né?...).

Sem Jaqueline, conversamos com a gerente Rosemary (uma simpatia, merecia estar numa empresa mais organizada e responsável). Como o Itaú não tinha passado nada pra Rosemary, ela correu atrás de orientações (que, diga-se de passagem.. o serviço de Apoio à Gerência não soube informar. É sério, gente: ninguém no Itaú entende ou sabe de nada. Incrível!). Informamos que haviam sido feito retiradas da conta sem a autorização dos membros diretores. Sem a posse do extrato, que a ex-presidente alega que 'perdeu', Rose fez um pedido de extrato com toda movimentação na conta e pediu que retornássemos hoje. Retornamos.

O valor foi ressarcido à Liter & Art Brasil. Tivemos que pedir uma cópia do recibo porque o senhor que fez o ressarcimento dos valores que saíram indevidamente da conta da L&A, não ia nos dar nenhum comprovante..

Ouvimos ainda deste senhor a afirmativa de que 'foi um dos diretores'. Esse senhor foi lembrado que as saídas/saques/débitos na conta somente são permitidos via cheque contendo duas assinaturas e o talonário estava completo. Ele disse que uma conta corrente não funciona assim, que 'um dos diretores dessa pessoa jurídica' ligou pra Editora Abril pra fazer compras de revistas e jornais (ele está sabendo mais que os diretores)..

Conclusão: qualquer pessoa chegada a um 'desvio de comportamento' pode pegar o número de qualquer conta corrente do Itaú, ainda que não seja o titular, e fazer compras por telefone ou via internet à vontade com qualquer empresa parceira do Banco Itaú, sem a menor preocupação de não ser atendido - o Banco Itaú julga-se 'dono da conta', com plenos poderes de decisão, para autorizar toda e quaisquer retiradas do titular, sem preocupar-se em confirmar o saque/débito/saída com o próprio. Simples assim.

Ranking do Banco Central, dos bancos mais reclamados: em janeiro/2011 o Banco Itaú era o primeiro no ranking em reclamações.
https://www3.bcb.gov.br/ranking/idxbg.do

Atualização 3 - 20/02/2011

Findo o prazo para que o Banco Itaú entrasse em contato com Liter & Art, apresentando alguma explicação para o sumiço da conta e sem que o contato tenha sido feito, a representante legal tornou a ligar pra Ouvidoria 0800 do Itaú.

Recebeu a informação de que a conta foi encerrada e que não haveria possibilidade de reativação da conta, devendo abrir uma nova conta. Indagado sobre os débitos que surgiram na conta, sem que a L&A tivesse autorizado, o Itaú explicou dizendo que tem contrato com uma empresa parceira para essas retiradas (??). Relembrados que, na abertura da conta foi entregue o Estatuto Social da OSCIP, onde está registrado que as retiradas e saques da conta bancária da organização só pode ser realizada via cheque, assinado por dois membros da diretoria. Em vista do talonário de cheques encontrar-se com todas as folhas intactas e sem uso, a responsável quis saber como o Itaú autorizou os débitos. Os saques, justifica o banco, foram realizados por empresa parceira, através de solicitações de terceiros à esta parceira e que o Itaú não tem nenhum envolvimento ou responsabilidade por essas retiradas (?!?!).


Nota: depositamos no banco Itaú, para que o Itaú deixe que qualquer um solicite retirada da conta? E pior, tendo a solicitação prontamente atendida, sem conhecimento do titular da conta, sem nenhuma conferência, sem nenhuma prudência? Gente, o que é isso? Na educação do Corpo Diretor essa atitude tem um nome muito feio...

Foi aberto um novo protocolo, solicitando a devolução dos valores retirados indevidamente da conta corrente da organização. Dois dias após a abertura desse protocolo, o banco itaú entrou em contato com a responsável legal, pedindo sua presença na agência de origem, para o atendimento junto a gerente Jaqueline. A reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, dia 24/02/2011, quando a Liter & Art espera, finalmente, poder divulgar a completa solução do "mistério da conta sumida no Itaú".

Atualização 2 - 10/02/2011 - 18:35h

Hoje encerrou o prazo que o próprio banco deu, para entrar em contato com a Liter & Arte. Não ligaram. Não deram nenhum esclarecimento.

Atualização 1 - 04/02/2011 - 13:48h

Membros da Sociedade Civil.
Logo após a publicação do tópico, um amigo me ligou passando orientações básicas: Telefone 0800 da Ouvidoria do Banco Itau.
Pra quem tiver interesse no número da Ouvidoria 0800: Este número tem na segunda capa do talonário de cheques, fundo branco e fonte laranja e miúdas. Uma cegueta que nem eu, só vê um monte de rabiscos nessa página. Poderiam aumentar a fonte e colocar em azul marinho, pra ficar bem visível. É bom ter amigos que enxergam. :)

Liguei pra Ouvidoria 0800, passei todos os problemas que tivemos com o Banco Itau. Ela procurou a conta e também não encontrou.
Recebi um número de protocolo e o problemão foi passado para a Central de Ocorrências. Há um prazo de 5 dias úteis para que eles entrem em contato, informando o mistério do sumiço da conta.

Hoje é o primeiro dia, o prazo vai até a próxima quinta-feira. Vamos ver se aparece a conta e alguma explicação sobre os depósitos das doações anônimas, que, nessa altura do campeonato, também devem ter sumido.

Entenda o Caso:

Pensei muito antes de abrir este tópico mas devido à seriedade, julgamos ser necessário dar uma satisfação à sociedade civil.

Abrimos uma conta corrente para pessoa jurídica, em nome da OSCIP, no Banco Itau, agência 7881, em março de 2009. Na abertura da conta, apresentamos o Estatuto e pedimos que a conta só tivesse saque via cheque, para atender ao Estatuto vigente. O gerente informou que  conta para pessoas jurídicas não autorizava saques de outra forma e nos ofereceu o cartão para conferência de extrato. Este cartão também não permitia movimentação na conta corrente. Ficamos satisfeitos com essa medida. Porém... (é horrível quando aparecem os 'poréns', não?)

Porém, em final de dezembro de 2009, recebemos um extrato com retiradas para Editora Abril. Entramos em contato, reclamamos e devolveram os valores pra nossa conta. Pra evitar que isso acontecesse novamente e aguardar até que encontrássemos um bom advogado (bom, no sentido de honesto), passamos a usar as contas dos membros mais ativos da diretoria da oscip. Não era a solução ideal mas era o que poderíamos fazer, já que 2010 os representantes estavam bastante atribulados.

Agora, em início de 2011, finalmente fomos na Agencia 7881, do Banco Itau e recebemos a 'agradável' notícia de que a conta corrente não existe. Insistimos com a gerente, que verificou por 3 vezes a conta pelo número e 3 vezes pelo CNPJ. Verificou também pelo CPF da presidente e pelo nome completo da OSCIP. E nada... A busca não apresentou nenhum resultado, a CONTA CORRENTE SIMPLESMENTE SUMIU e a gerente não soube explicar o que tinha acontecido, informando apenas que nada poderia fazer já que "a conta não existe".

Durante esta semana estivemos tentando entrar em contato com o banco mas não estamos conseguindo, pois ao nformar o número da agência e da conta corrente, ou o telefone de atendimento é desligado ou o fale conosco on-line dá erro.

Manteremos todos atualizados sobre a situação, neste mesmo tópico.

Saudações culturais
Liter & Art Brasil

1.2.11

Jornal O Globo erra feio e mostra-se desinformado com os movimentos literários do Rio de Janeiro

Em 24/01/2011 o jornal O Globo publicou um artigo entitulado "Festival 'A palavra toda' reúne diversos artistas no Espaço Sesc", assinado por Luiz Felipe Reis, que apresenta total desinformação da Sra. Heloísa Buarque de Hollanda, poeta Chacal e Ramom Mello em relação aos movimentos literários no estado do Rio de Janeiro: "...nestas segunda e terça-feira, o Espaço Sesc, em Copacabana, serve de palco para "A palavra toda", o primeiro festival de poesia da cidade. Quem afirma é ela - acadêmica respeitada por sua contribuição à palavra - e o poeta Chacal, seu parceiro na empreitada ao lado do jovem poeta Ramon Mello." -  Este não é, nem de longe, o primeiro Festival de Poesia.

Festival de Poesia no Rio de Janeiro

1. Festival Carioca de Poesia, organizado anualmente pelo grupo Poesia Simplesmente.
2. Festival de Poesia do SEERJ, Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, organizado anualmente pelo Sindicato.
3. Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro, organizado anualmente pela APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro.
4. Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage organizam, anualmente, o Festival de Poesia e Arte, apresentado no auditório do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Barreto.

Citamos ainda:

- Poesia Voa - Festival de Poesias do Circo Voador;
- Festival de Poesia no Rio Artimanhas Poéticas
- Festival de Poesia do C.E. Mar. João Baptista de Mattos
- Festival de Poesia de Mesquita

Será que aprenderam direitinho a lição?

Saudações culturais
Liter & Art Brasil