29.3.12

Noite Jazzmania - Orquestra Ouro Negro

Criada por Mario Adnet e Zé Nogueira em 2001, a partir do projeto do aclamado e premiado CD duplo Ouro Negro, um mergulho profundo na obra do arranjador e saxofonista Moacir Santos. O formato do grupo foi pensado em função das exigências da música de Moacir e baseado na formação original usada por ele em seu primeiro disco, Coisas, de 1965.

Comemorando os 10 anos de gravação do Ouro Negro, a Banda irá  criar uma residência no Studio Rj, uma nova casa na Vieira Souto, o endereço que abrigou por muitos anos o lendário Jazzmania.
Uma terça-feira por mes, a partir do dia 4 de outubro, os 15 músicos do Ouro Negro estrão apresentando o repertório do Maestro Moacir Santos. Estes shows serão baseados no show apresentado em maio de 2010 no Jazz at Lincoln Center, em Nova Iorque.

Em 2004, o trompetista e compositor americano Wynton Marsalis escutou pela primeira vez o discoOuro Negro. Desde a primeira audição, Marsalis não escondia seu desejo de viabilizar esse show nos Estados Unidos. Atualmente no cargo de diretor artístico do projeto Jazz at Lincoln Center, Marsalis recebeu o grupo na lendária casa de shows para duas apresentações (nos dias 28 e 29 de maio de 2010) no Rose Theater, que integra o complexo artístico do Lincoln Center, em Nova York.

A banda Ouro Negro já realizou diversos shows no Rio, São Paulo e Brasília, incluindo apresentações no extinto Free Jazz Festival. Um dos trabalhos mais recentes do grupo foi no projeto dos 50 anos da Bossa Nova, em 2008, em uma grande homenagem a João Donato, acompanhando Bebel Gilberto, Adriana Calcanhotto, Roberta sá, Fernanda Takai, Marcelo Camelo e Marcelo D2, além do próprio homenageado, em shows no Rio e em São Paulo. Em 2005, a banda gravou o DVD Ouro Negro e o CD de inéditas Choros & Alegria, que contou com a participação de Wynton Marsalis.

Moacir Santos não é nada menos que o Duke Ellington da América do Sul”, diz o trompetista no site oficial do Jazz at Lincoln Center.

StudioRJ

Nenhum comentário: