3.7.12

11º Prêmio Baixada 2012

Com o tema ‘Guapimirim, Apontando para a Cultura na Baixada’, foi dada a partida para o 11º Prêmio Baixada 2012. A homenagem, idealizada pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense, vai ser realizada no dia 23 de agosto no Grêmio Recreativo Musical Guapiense. As inscrições estão abertas para as 14 categorias da promoção.

Serão premiados os destaques do ano em artesanato, artes cênicas (circo, dança, teatro), artes plásticas (pintura, escultura), artes populares, cidadania, ciência, comunicação (escrita, falada, televisada, Internet), educação, história, imagem (cinema, vídeo, fotografia), literatura, meio ambiente, música e produção cultural.

O Prêmio Baixada Fluminense é concedido desde 2002. “São 11 anos reconhecendo valores da nossa região. Esta festa, é aguardada por muitos inscritos, pois é um evento de encontros, com pessoas de diferentes cidades”, diz a coordenadora cultural Claudina Oliveira.

Segundo ela, o prêmio é um bom momento para trocar ideias e contatos sobre as ações artístico-culturais, educacionais e sociais.

Vencedora do Prêmio de Melhor Produção Cultural em 2010, a Cia Teatral Queimados Encena ainda festeja. Segundo o produtor Leandro Santana, o grupo passou, após a conquista, a ter mais visibilidade para buscar parcerias para seus projetos.

No ano passado, o produtor Mauro Mota, de Guapimirim, foi o premiado. “O Prêmio Baixada é superimportante para os artistas porque traz reconhecimento para o nosso trabalho. Que vai além de produções teatrais. Também promovemos intercâmbio e abrimos espaço para outros grupos. Passou a ser o cartão de visita para buscarmos novas parcerias”, diz.

A tradicional festa é realizada cada ano em uma cidade diferente. A primeira foi em Duque de Caxias (2002), seguida por São João de Meriti, Nilópolis, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Magé, Seropédica, Paracambi e Itaguaí. Este ano, em Guapimirim, será em parceria com a prefeitura e a secretaria de Educação e Cultura.

Pré-inscrição deve ser feita pela Internet

Os interessados em concorrer ao Prêmio Baixada 2012 deverão acessar o edital que está no site http://www.forumculturalbfluminense.org.br/. Lá, o candidato deverá, até quarta-feira, preencher a ficha de pré-inscrição.

Podem participar pessoas físicas ou entidades que atuem na região. É necessário ter, no mínimo, cinco anos de atividade na categoria em que pretendem se pré-inscrever.

Nenhum comentário: