22.7.12

2º Encontro Ibero-Americano de Cultura de Rede

A partir de amanhã (23/7), Brasília recebe o 2º Encontro Ibero-Americano de Cultura de Rede. O evento, que segue até a quinta-feira (26/7), faz parte da programação do 13º Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília.

O objetivo do encontro é consolidar um espaço de articulação ibero-americano entre os agentes que trabalham colaborativamente em rede e articular estratégias e recomendações para a pactuação e implementação de políticas culturais que fortaleçam o trabalho colaborativo nos países da região.

Participam das discussões representantes de redes culturais cooperativas da América Latina e organizações públicas e privadas interessadas nos processos de colaboração.

Os debates estão divididos em cinco temáticas: Dinâmica Global; Novos Modelos de Incidência; Economia Criativa e Sustentabilidade para Projetos Culturais em Rede; Gerenciamento de Rede; e Agenda Regional: para maior associatividade do setor cultural.

O encerramento terá a conferência do professor e pesquisador Néstor Garcia Cancline, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Doutor em Filosofia e membro emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores do México. Considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia na América latina, Cancline é autor de estudos sobre as culturas, suas interações, choques e convergências. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre antropologia da mídia e políticas culturais na cidade do México.

Além do Cena Contemporânea, a organização do evento tem a participação da Rede Nacional dos Pontos de Cultura, Cultura Senda, Cultura & Integration, Fora do Eixo e Rede Sul Americana de Dança, e a co-realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos.

Nenhum comentário: