6.7.12

9º Festival da Tainha

O tradicional Festival da Tainha, que acontece há nove anos em Caraguatatuba apresenta para esse ano uma programação extensa com muitas apresentações musicais, culturais, mostra de artesanatos, recreação infantil e a tradicional gastronomia caiçara. O evento acontece entre os dias 6 e 9 de julho no entreposto de pesca do bairro Porto Novo, das 12h às 00h.

Na sexta-feira (6), a abertura será ás 18h30. Durante a cerimônia de abertura, a presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, entregará um exemplar do documentário “Causos e Lendas do Distrito do Porto Novo”, às autoridades e aos participantes do vídeo.

Um dos destaques da festa será a “Tenda da Cultura Caiçara”, espaço organizado pelo Arquivo Público “Arino Sant'Ana de Barros”, da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com apoio da secretaria municipal de Turismo.

O público terá várias opções para se divertir na tenda como assistir a apresentação do documentário sobre os Causos e Lendas do Distrito do Porto Novo, elaborado com depoimentos dos moradores da região; Contação de Estórias com os atores Ângelo Pereira e Rita Brugnerotti; exposição “Juqueriquerê” e uma mostra de ceramistas da cidade em homenagem ao caiçara, com os artistas Carlos Cury; Luiz da Silva e Claudia Canova. As apresentações na tenda acontecem todos os dias das 12h às 22h.

Além de experimentar as iguarias da festa como: tainha na brasa, bolinho de tainha, escabeche de tainha entre outros. A população também poderá aproveitar o evento, para passear de barco no Rio Juqueriquerê.

O Festival da Tainha é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria municipal de Turismo, em parceria com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca) e patrocinado pela Petrobras.

Confira a programação no Agora Vale

Nenhum comentário: