3.7.12

Cursos profissionalizantes gratuitos voltados para pessoas com deficiência

Em parceria com a Votorantim Siderurgia, uma das maiores empresas da área, e com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Resende (Apadevir), a Prefeitura Municipal de Rezende está com 80 vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos voltados para pessoas com deficiência.

As vagas são divididas entre curso de informática, secretariado e auxiliar administrativo. Podem se inscrever pessoas com deficiência com pelo menos 15 anos. As aulas acontecerão duas vezes por semana, durante seis meses e devem começar já em julho. Esta é a segunda vez que a Votorantim Siderurgia e a Prefeitura Municipal de Rezende. Na primeira versão, no ano passado, 68 pessoas com deficiência se formaram e 22 encontraram colocação no mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador do programa, Cristiano Nogueira, a qualificação de pessoas com deficiência encontra amparo na "necessidade dos empregadores no Município de cumprir a lei 8.213/1991 que estabelece cotas para a contratação de pessoas com deficiência por empresas com mais de 100 empregados".

Para preenchimento de todas as vagas, além de receber inscrições, os parceiros no projeto vão captar alunos junto às escolas municipais e associações de moradores. Outra forma de preenchimento das vagas será através da utilização do banco de dados do Sistema Nacional de Empregos (SINE) e pelo cadastro mantido pelo Programa Gente Eficiente, que oferece atividades esportivas e culturais a portadores de necessidades especiais.

Os interessados podem se inscrever na rua José de Alencar, 30, bairro Vila Hulda; na Rua Ezequiel Freire, 71 - Centro; e no Pólo do Gente Eficiente - Parque Tobogã.

Fonte: JB Online

Nenhum comentário: