2.10.12

Centro Cultural da UFSJ seleciona artistas

Os artistas que quiserem expor seus trabalhos como mostras artísticas e documentais, individuais e coletivas, além de lançar publicações ou promover eventos no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em 2013 já podem submeter suas propostas para avaliação.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de outubro
com envio de material para os e-mails alfredobastos@ufsj.edu.br e elizabet@ufsj.edu.br. O mesmo pacote de informações deve ser enviado ao local em forma impressa, identificado como Proposta de Atividade. O endereço  é Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, nº 17, Centro, CEP: 36300-088. Quem preferir, pode deixar entregar a versão impressa pessoalmente.

Inscrições
Nas propostas devem constar o currículo profissional da pessoa ou do grupo solicitante; portifólio com no mínimo cinco reproduções fotográficas coloridas dos trabalhos que serão expostos; e as devidas descrições do material.

No caso de exposições, os documentos de submissão devem conter a identificação das obras através de dados como título, técnica, categorias, dimensões, entre outros. Para os eventos como palestras, lançamentos de publicações, seminários e vídeos, o material deverá ser gravado em CD ou DVD, ou entregue em outro suporte apropriado ao tipo de trabalho inscrito.

Seleções

Nem todas as propostas apresentadas serão expostas, uma vez que a demanda de artistas é maior do que as condições do Centro Cultural. “Recebemos muitos trabalhos, mas infelizmente o espaço não consegue atender a todos. Estamos buscando recursos através da Lei de Incentivo à Cultura para abrir outras frentes e expandir nossa capacidade de exposição”, comentou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Henrique Caetano.

Os trabalhos serão analisados por uma Comissão de Programação, composta por integrantes da UFSJ e da comunidade externa, que possuem experiência nas áreas. Segundo Caetano, os candidatos receberão a resposta de seus projetos em até 60 dias.

As obras poderão ser intercaladas e os expositores poderão, ainda, escolher a melhor data adequada ao calendário elaborado pelo Setor de Projetos Artísticos e Culturais (Sepac) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Para Caetano, as mostras no Centro Cultural da UFSJ representam uma maneira de mesclar diversos tipos de artes, além de atender pessoas de diferentes regiões. “Neste ano, por exemplo, estamos com um trabalho de registros fotográficos de dois jovens em Cuba e no México. É uma maneira de conciliar demandas locais, nacionais e até  internacionais”, ressaltou. Ele ainda lembrou que cada expositor deverá doar uma obra para compor o acervo do Centro Cultural. “Já temos bastante material de mostras passadas e vamos tentar apresentá-las posteriormente”, disse.

As informações detalhadas e outros critérios para o envio das propostas estão disponíveis no edital, através do endereço eletrônico
www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/Edital_em_PDF.pdf.

Nenhum comentário: