30.10.12

Os 10 "Mais"

Seleção nota 10

Hoje a Liter & Arte traz uma seleção dos 10 melhores vídeos, em vários temas, dos quais tomou conhecimento no decorrer de novembro de 2011 a outubro de 2012.

Muitos mais, tão úteis e valiosos quanto os que estão aqui apresentados, circulam pelo mundo virtual. Devido a dimensidade torna-se difícil acompanhar todos e selecioná-los de forma totalmente objetiva. Por este motivo, lembrem-se: são os dez que consideramos ótimos, entre os quais a OSCIP teve acesso.

Deixem suas sugestões nos comentários, teremos o maior prazer em organizar outra "seleção dos 10" para disponibilizar aos interessados. A numeração abaixo tem intenção apenas de ordenar os vídeos sem nenhum caráter classificatório - a intenção foi facilitar o acompanhamento, nada mais. Seguem os vídeos:

01- Paulo Anhaia/Anhaia TV
Músico, técnico de som, compositor e produtor musical. Em seu currículo, nomes como "Rita Lee, CPM 22, Charlie Brown Jr, Ira, NX Zero, Tihuana, Los Hermanos, Resgate, Oficina G3, Velhas Virgens, Fresno, Tuatha de Danann, Wizards, entre muitos outros, que tiveram sua preciosa contribuição em estúdio. Vale lembrar que muitas das produções que Anhaia participou, tornaram-se álbuns clássicos, incluindo discos de ouro e platina.". No Myspace, "uma forma de entrar em contato comigo para possíveis trabalhos futuros" (whiplash).
O trabalho de Anhaia tem por base os valores humanos e o profissionalismo, aliados à espontaneidade e naturalidade do "ser". Assistam o vídeo, ouçam com atenção as dicas do Anhaia e visitem o site dele para conhecer mais: http://pauloanhaia.com.br/






02- Ruy Filho, Cultura e Mercado
"Dramaturgo, diretor de teatro e editor da revista AntroPositivo, Ruy Filho fala da importância de desenvolvermos uma visão de indústria para a cultura e da dependência do setor cultural em relação ao Estado. E avalia os problemas processuais do incentivo à cultura." (Cultura e Mercado).
O vídeo faz parte de uma série de depoimentos sobre o Procultura, realizado pelo Cultura e Mercado, uma referência em Cultura.






03- TED: Ken Robinson - Escolas acabam com a criatividade
Ken Robinson é de Liverpool, Inglaterra. Autor de vários livros de educação e consultor internacional com vários prêmios em educação nas artes para o governo, organizações sem fins lucrativos, instituições educacionais e de artes. Foi nomeado cavaleiro em 2003 pelos excelentes serviços prestados à educação. A animação de Sir Ken Robinson, Mudando Paradigmas na Educação, também circulou bastante pelos e-mails e redes sociais.





04- TED: Bunker Roy - Aprendendo com um movimento pés descalços
Bunker tem projetos de desenvolvimento em todo o mundo, baseado num ponto crucial: Para um projeto sobreviver ele precisa ser orgânico, apreendido e sustentado por aqueles que o servem. Em 1972, Sanjit "Bunker" Roy fundou a Barefoot College, na aldeia de Tilonia, em Rajasthan, na Índia, com apenas essa missão: fornecer serviços básicos e soluções em comunidades rurais, com o objetivo de torná-las auto-suficientes. Essas "soluções descalças" podem ser classificados em energia solar, água, educação, saúde, artesanato rural, a ação das pessoas, comunicação, desenvolvimento de capacitação das mulheres. O programa de educação Barefoot College, por exemplo, ensina alfabetização e também habilidades, incentivando a aprendizagem pela prática. (Alfabetização é apenas parte dela.) Organização Bunker também tem treinado com sucesso avós da África e da região do Himalaia, a serem engenheiros solares para que eles possam levar eletricidade às suas aldeias remotas.




05- TED: Sherry Turkle: Conectados mas sozinhos?
Pesquisadora há 31 anos do MIT, "Sherry Turkle estuda como os dispositivos tecnológicos e pessoas online estão redefinindo a conexão humana e a comunicação, e nos pede para pensar profundamente sobre os novos tipos de conexão que queremos ter." (Portal Inteligemcia)




06- TED: Eli Pariser - Tenha cuidado com os "filtros-bolha" online.
"Eli Pariser, autor de Filtro Invisível, acredita que, do mesmo modo que, para acabar com o sobrepeso devemos mudar os nossos hábitos alimentares, para lidar com o atual overload informativo, precisamos mudar o modo como consumimos mídia. Devemos consumir mídia de forma menos compulsiva, adotando uma dieta saudável de informação. A solução é, acima de tudo, comportamental." (Tiago Doria, no artigo O filtro do filtro do Facebook e do Twitter)

Falando em filtro, quem sentiu que a busca do Google tem andado de mal a pior, trazendo o mesmo de sempre sem o prazer da descoberta ou as novidades escondidas, apresentamos o DuckDuckGo, que além de preservar a privacidade do usuário, oferece alguns resultados que, apesar de não serem aquilo que estamos buscando, nos surpreendem de alguma forma. Essas adoráveis falhas nos permite conhecer outros espaços que, de outra forma, não teríamos tomado conhecimento. Os fracos filtros do buscador e os resultados incoerentes são o diferencial, trazendo o sabor da descoberta.




07- Embrace/Ashley Rae Pearsall
Música e dança têm trazido a tecnologia para a frente da lente, gerando novos modos e maneiras de fazer arte. Além do vídeo abaixo, dê uma olhada no Frictions, com Julien Jourdain de Muizon, dirigido por Steven Briand.

Embrace (= Abraço), de 2012, é um movimento de trabalhos gráficos 2D que combina ação ao vivo de uma apresentação de dança com efeitos gráficos para demonstrar a jornada de um artista para o êxtase criativo. Ao usar um visual rico espaço multi-planar em conjunto com três paletas de cores distintas, Pearsall revela as lutas difíceis e demoradas criativas que são um componente necessário do processo artístico. Megan Elizabeth Martinez, é fotógrafa e dançarina que faz a performance do processo criativo.


EMBRACE
from Ashley Rae Pearsall on Vimeo.


08- TED: Lisa Kristine - Fotos que testemunham a escravidão moderna
Lisa Kristine, antropóloga com grande interesse pelo século 19 e por técnicas de impressão fotográfica - paixões que, desde então, predominavam em seu trabalho. Em 1999, e novamente em 2000, ela apresentou sua fotografia no Estado do Fórum Mundial. Em 2003, ela publicou seu primeiro livro, um segmento humano, capturando e "retrato íntimo e honesto da humanidade." Em 2007, seu segundo livro, que lhe rendeu a medalha de bronze no Independent Publisher Book Awards. Ela também produziu dois documentários que acompanham cada livro - expondo suas técnicas e as histórias por trás de suas fotografias. Em 2010, Kristine viajou o mundo em colaboração com a organização Free the Slaves para documentar as vidas angustiantes da escravizados. "A escravidão" foi publicado em 2010.
http://www.lisakristine.com/




09- Saggyarmpit - Parkour motion reel
Designer independente e ilustradora em Singapura. Ilustrou em várias mídias mas prefere papel e tinta. A dois anos atrás, quando postou a animação abaixo no Vimeo, estava nos primeiros passos para aprender a arte. Atualmente está explorando métodos para animar suas ilustrações. Saggy busca trabalhos colaborativos e atua como freelance em qualquer parte do mundo. Perfil no Vimeo.




10- The V Motion Project/Jeff Nusz e Paul Sanderson
O The V Motion Project foi uma colaboração entre um monte de pessoas criativas e inteligentes que trabalham em conjunto para criar uma máquina que transforma o movimento em música.
"Criamos e projetamos o espetáculo ao vivo com uma tela de vídeo da música sendo produzida a partir dos resultados. Nós queríamos que fosse claro que a tecnologia era real e realmente está sendo tocada ao vivo. A interface tem um papel fundamental para ilustrar a idéia do instrumento e que o projetou para realçar o áudio que está sendo controlado pela dançarina. Elementos de design, como o controle em tempo real e amostras que estão sendo desenhados da forma como eles são jogados para autenticidade do desempenho. Os visuais são todas criados ao vivo e o vídeo da música é essencialmente um documento real da noite." Assembly.
Links para conhecer os autores e mais sobre o projeto:
assemblyltd.com/
v.co.nz/#the-motion-project
http://vimeo.com/45417241


The V Motion Project from Assembly on Vimeo.

Nenhum comentário: