14.12.12

Festival Três Rios Criativa

Festival Três Rios Criativa reúne especialistas, gestores públicos e sociedade civil durante dois dias

Locais e dias:
 -15/12  às 19h – Praça São Sebastião – Centro, Três Rios – RJ.
-16/12  às 14h – CAER – Clube Atlético Entre Rios. Rua Duque de Caxias – Centro, Três Rios – RJ.

Transformando a cultura e a criatividade de Três Rios em oportunidades de negócios

Você sabia que é possível transformar seu talento, seus sonhos e sua criatividade em fonte de sustento para você e sua família? Isso que dizer que, com as suas boas ideias e até mesmo seus hobbys, você pode trabalhar brincando! A esse conceito tão inovador dá-se o nome de Economia Criativa. Ela existe, é real e existem milhares de exemplos não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

Venha participar do Festival Três Rios Criativa que acontece nos dias 15 e 16 de dezembro. Você vai aprender o que é este conceito tão inovador, trocar experiências e ouvir exemplos de pessoas que tiveram sucesso em sua área de atuação. Participando do Festival, além de assistir às palestras, você poderá despertar sua criatividade e colocá-la em prática em workshops e oficinas. E também vai ver que existem formas de se ganhar dinheiro que podem ser muito mais divertidas, basta saber como.

Ferramentas como „crowdfunding‟, palavra que parece estranha a princípio, são de grande ajuda para conseguir recursos e realizar seus projetos e futuros negócios, já sendo o principal “patrocínio” para uma infinidade de atividades. Empreendedores criativos ao redor do mundo lançam mão dessa ferramenta para produzir um show, um filme e até mesmo um novo negócio. Não é tão difícil como parece transformar boas ideias em dinheiro quando aprendemos a vê-las com outros olhos. A partir do momento que nos tornamos cientes que “Ideias têm valor”, elas viram fonte de tesouro inestimável. É preciso apenas conhecer os mecanismos que podem viabilizá-las.

A Economia Criativa faz bem para o seu bolso e faz bem também para a sua alma. Quando se trabalha como o que se gosta, a vida ganha outro sabor, muito mais satisfatório e alegre. Em dois dias cheios de inspiração, conhecimento e oportunidades, você poderá participar gratuitamente de workshops, trocar ideias no mercado criativo e assistir ao show com a banda carioca Letuce.

O Festival Três Rios Criativa vai mostrar a todos os interessados como profissionalizar o seu talento, transformar suas ideias em fonte de renda e alavancar seu Negócio se utilizando de recursos inteligentes e criativos. O seu talento vale ouro!

Facebook Festival Três Rios

Programação

Data: Sábado, 15/12

Local: PRAÇA | 19:00
End: Praça São Sebastião - Centro Três Rios
Abertura do Evento
Prefeito Vinicius Farah

19:00 - Mesa de Debate
- A economia criativa de Três Rios: Marcos Pinho, Secretário de Cultura de Três Rios
- Economia Criativa, Cultura e Redes Criativas: Lala Deheinzelin, CEO da Enthusiasmo
Cultural. Criadora do Movimento internacional Crie Futuros, autora do livro "Desejável Mundo
Novo", especialista em Economia Criativa, Sustentabilidade e Futuros
- Rio Criativo: Marcos André, Superintendente de Cultura e Sociedade da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Jornalista, produtor cultural, pesquisador e consultor. Atualmente, é Superintendente de Cultura e Sociedade da Secretaria de Estado de Cultura - RJ, setor responsável pelo Rio Criativo.
- Plano Brasil Criativo: Claudia Leitão, Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura
20:00 - Debate com o público
20:30 - Lançamento do livro "Desejável Mundo Novo", de Lala Deheinzelin.
21:00- Show da banda Letuce
Letícia é atriz e rockeira-bluseira-bacante. Lucas é guitarrista e maestro e investigador inquieto.
Os dois, cara metades, se somam a comparsas de altíssimo nível para um desfile de cançõesjóias diversas.

Data: Domingo – 16/12
Local: CAER - Clube Atlético Entre Rios| 14H
Rua Duque de Caxias
Centro – Três Rios

Mesa de debate
14:00 Ferramentas para negócios criativos e ações de economia criativa do SEBRAE - Heliana Marinho, Gerente de Economia Criativa do SEBRAE-RJ.
14:20 Crowdfunding: Novos modelos de financiamento para projetos culturais – Bruno Beauchamps, CEO do site Sibite.
Formado em cinema e produtor da Camena Filmes, Bruno trabalha no mercado cinematográfico e dentro da distribuição do cinema brasileiro desde de 1999. Hoje, comanda a rede de investimento coletivo, que trabalha com o sistema de negócio 'crossfunding'.
14:35 Música: Novos modelos de financiamento – Bernardo Palmeira, diretor Artístico selo Bolacha. Músico, Produtor Musical. 10 anos de experiência no mercado fonográfico.
Trabalhou no Depto Artístico da Sony Music e também como Gerente Internacional da Universal Music. É sócio-fundador da Bolacha Entretenimento, escritório de inovações em processos na cadeia criativa musical que tem como um dos destaques a plataforma de investimento colaborativo Embolacha.
14:50 Animação: Mercado e oportunidades de negócios - Cesar Coelho, Diretor de Animação e Diretor/Fundador do Festival Anima Mundi.
Cesar Coelho é diretor de animação e diretor/fundador de Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil. Foi diretor de animação das duas temporadas da minissérie “Hoje é Dia de Maria” e “Afinal o que querem as mulheres”, dirigiu a abertura da minissérie “Divã” e codirigiu a abertura da novela “Cordel Encantado”. É um dos quatro diretores de ANIMA MUNDI – Festival Internacional de Cinema de Animação do Brasil.
15:10 Empreendedorismo cultural e economia da noite - Leo Feijó, Diretor da Multimeios Experiências / Casa da Matriz.
Leo Feijó é empreededor cultural há 12 anos. Foi responsável pela criação de 10 espaços culturais no Rio, como o Teatro Odisseia, Cinematheque e Casa da Matriz. Gerenciou a Incubadora Rio Criativo, é consultor do Instituto Gênesis da PUC-Rio e idealizou o Prêmio Noite Rio.
15:25 Dança: Possibilidades na economia criativa - Regina Miranda- Diretora Cidade Criativa/ Transformações Culturais
Coreógrafa e gestora cultural. Idealizadora do "Rio Cidade Criativa 2010 - 2020", projeto responsável pelo Fórum Internacional Rio Cidade Criativa (2010 e 2011- MAM-RJ). Possui Bacharelado em Dança pela SUNY-NY, CMA pelo Laban Institute-NYC e Mestrado em Ciências pela Ken Blanchard School of Business/GCU, com foco em "Gestão de Transformações Culturais em Organizações, Bairros e Cidades". É autora de Movimento Expressivo, Corpo-Espaço e Laban Lead: Liderança como Arte e organizadora do livro "Rio Cidade Criativa: Cultura como Quarto Pilar do Desenvolvimento".
15:40 Debate com o público
16:00 Lançamento do Livro "Rio Cidade Criativa: Cultura como Quarto Pilar do Desenvolvimento", organizado por Regina Miranda.

MARKETPLACE E EXPO CRIATIVA
16h às 19h

- Sibite: site de crossfunding
Sibite é a primeira rede social de crossfunding do Brasil: viabilizamos projetos através do sistema colaborativo de investimentos de pessoas física e jurídica. Além de você ter um perfil com seus dados pessoais e informações sobre os seus investimentos e projetos hospedados no site, é possível interagir como nas redes de relacionamento. Bem vindos a Era do crossfunding, onde empresas e pessoas voam juntas para criar cultura. O grande diferencial do SIBITE é transformar idéias criativas em negócios rentáveis. Não somos, apenas, uma plataforma de investimento coletivo. Aqui todos os projetos são incubados, desenvolvidos e acompanhados pela nossa equipe executiva, com manuais de viralização, planejamento de comunicação e um departamento comercial. Levamos sua ideia a grandes marcas aumentando suas chances de ter sucesso. Seja um SIBITE e faça suas ideias voarem.

- Selo Musical Embolacha
E se você tivesse uma ideia que se realizasse com o apoio dos seus fãs? E se você ajudasse o seu artista preferido a conseguir isso? Faça a música acontecer! Artistas e público realizando ideias. A Embolacha acredita em um conceito muito simples: grupos de pessoas colaborando com pequenas quantias podem juntar dinheiro suficiente para transformar qualquer ideia em realidade. Essa é uma ferramenta de financiamento colaborativo que abre espaço para uma nova relação entre artistas e público. Com ela o artista faz seus projetos em música através da contribuição direta do público. Para o público é a chance de participar ativamente, decidir quais ideias terão sucesso e receber recompensas criativas e exclusivas, que só quem ajudou vai ter acesso. Juntas, pessoas diferentes podem reinventar o cenário musical, compartilhar experiências únicas e ir cada vez mais longe. Comece agora!


WORKSHOPS CRIATIVOS

13h SALA 3 - Oficina de bonecos de massinha
A ANIMASSINHA é uma oficina de animação stop motion com massinha de modelar para crianças que, de forma lúdica, apresenta uma primeira abordagem ao audiovisual. Com alguns dos princípios básicos da animação quadro a quadro, as crianças poderão vivenciar o processo ao dar movimento e fotografar os bonecos que serão confeccionados no local.

14h SALA 2 – Oficina Anima Mundi de Animação
Anima Mundi, ao logo de seus vinte anos, vem difundindo o cinema de animação não só como linguagem e mercado, mas como um poderoso instrumento de integração social. Como exemplo desenvolveu ferramentas e métodos que possibilitam o uso instantâneo e facilitador da linguagem da animação, tornando possível o seu uso em atividades de expressão artística.A linguagem da animação atinge às crianças e jovens com um enorme impacto, sendo que as oportunidades destas crianças e jovens se exprimirem nesta linguagem ainda são diminutas, independente do nível social. .Nossa proposta é levar oficinas de animação a diversos locais, não só para formar público, como proporcionar-lhes esta ferramenta e iniciá-los nesta arte hoje utilizada em todas as plataformas disponíveis com o avanço da tecnologia. O método desenvolvido trabalha com o conceito de “animação espontânea”, cuja metodologia comprova que a capacidade de se expressar por imagens em movimento é uma faculdade natural de todo ser humano, desde que lhe seja possível se apropriar das devidas ferramentas tecnológicas para este fim. Nesta ocasião, o Anima Mundi apresentará a oficina de massinha onde pequenos grupos de participantes criam roteiros e personagens que são modelados em massinha e animados na hora.

15h SALA 1 - Oficina Audiovisual com Batman Zavareze
CRIANDO SUAS PROPRIAS IMAGENS, VIDEO OU FOTO, COM QUALIDADE

Hoje, com os recursos e dispositivos móveis, temos computadores e câmeras de vídeo e foto, em nossos bolsos. Todo mundo é câmera man ou fotógrafo, mas pouco nos educamos para este momento. Como fazê-lo com melhor qualidade? Dicas simples para olhar e produzir o mundo visual com mais critica e compreensão. Por que o médico, o bombeiro, o padeiro, o advogado e até mesmo o fotografo poderiam ser melhores produtores de imagens? A ideia é discutir, cada um com sua camera, com seu celular-camera e mostrar para cada uma das pessoas que estiverem presente como podemos produzir melhor. A oficina vai mostrar uma breve linha do tempo sobre a revolução digital que estamos vivendo e como devemos armazenar nossa memória ou teremos em breve um apagão visual em breve, comparado ao século da fotografia, do cinema e do livro que contou uma história de imagens que nos ajudaram a ser o que somos .

Realização: Sebrae e Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Cultura e Turismo
Curadoria e produção: Nuvem Criativa
Assessoria de Comunicação: Julia Ryff – juliaryff@gmail.com – 21 9328 4771

Nenhum comentário: