31.1.12

Projeto Fotolibras busca colaboração

"FotoLibras é um projeto de Fotografia com jovens surdos cujo objetivo é de utilizar a fotografia como meio de expressão e comunicação, aumentando a visibilidade e a inclusão da comunidade surda na sociedade.

Em 2009 publicamos a primeira edição, com quinhentos exemplares, que foram impressos e distribuídos com apoio do Programa Petrobras Cultural.  Mas agora o Guia esgotou, enquanto as demandas para o livro só aumentam!

Estamos preparando uma nova edição do Guia FotoLibras e precisamos da sua colaboração.

O ‘Guia FotoLibras’ é um livro que sistematiza a nossa experiência e dá dicas para pessoas que querem  desenvolver projetos parecidos. O objetivo do Guia é socializar a experiência do FotoLibras e estimular o surgimento de novas iniciativas de fotografia direcionadas a surdos, a fim de promover a cultura surda, a inclusão e aumentar a expressão e auto-estima de jovens surdos."

Veja mais em: http://benfeitoria.com/fotolibras

MinC realiza oficinas em MG e AL para o edital Mais Cultura

A Representação Regional da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), em Minas Gerais, está realizando uma série de oficinas a fim de orientar produtores culturais e artistas da Bacia do Rio São Francisco a elaborarem projetos para participar do edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco. Esta é a quarta edição do edital, que já contemplou realizadores culturais nas regiões do Semiárido, Amazônia Legal e Territórios da Paz.

O edital está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro e vai selecionar propostas nos segmentos das Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Moda e Expressões Artísticas da Cultura Popular. Serão selecionados 1,050 mil projetos que receberão prêmios de R$ 15 mil cada um, perfazendo um investimento total de R$ 15,75 milhões.

Os Microprojetos contemplarão a população jovem dessas localidades, na faixa etária de 17 a 29 anos. A Bacia do Rio São Francisco compreende 504 municípios localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.

As oficinas de capacitação dos produtores culturais estão sendo ministradas pela superintendente regional da Funarte Minas Gerais, Mirian Lott. Já foram realizadas nos municípios de Maceió e Arapiraca, no estado de Alagoas, e as próximas serão no norte de Minas Gerais, nas cidades de Três Marias (30/01), Buritizeiro (31/01), Pirapora (01/02), São Francisco (02/02), Januária (03/02) e Manga (04/02). A população dessas localidades está sendo convocada pelas secretarias municipais de cultura, que estão trabalhando em parceria com a Funarte/MinC.

O edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco é uma política pública do Ministério da Cultura (MinC) que dialoga com as ações do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. Tem o objetivo de apoiar ações artísticas e culturais de baixo orçamento, fixando a mão-de-obra local, criando opções de sustentabilidade econômica às populações por meio dos produtos culturais, além de estimular à cidadania e de promover a descentralização da política de fomento para a produção cultural no país.

Informações: clique aqui. (arquivo em pdf)

29.1.12

Debates sobre regulamentação da Comunicação Audiovisual

ANCINE promove debates sobre regulamentação da Comunicação Audiovisual no Serviço de Acesso Condicionado (TV paga)

Minutas de Instruções Normativas estão em Consulta Pública até 3 de março. Audiências públicas no Rio de Janeiro e em São Paulo também estimulam a participação da sociedade.

A Lei 12.485/2011, sancionada em setembro de 2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, estabelece um novo marco legal para a TV paga no Brasil e garante mais espaço para a produção audiovisual brasileira. A regulamentação dos dispositivos do texto foi dividida entre a Agência Nacional do Cinema - ANCINE e a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, conforme as atribuições de cada órgão.

Este mês, após aprovação da Diretoria Colegiada, a ANCINE colocou em Consulta Pública as minutas de duas Instruções Normativas relativas à Comunicação Audiovisual no Serviço de Acesso Condicionado – SeAC. Até 3 de março, a sociedade e os agentes de mercado poderão opinar sobre as propostas da Agência relacionadas a temas como a obrigatoriedade de veiculação de conteúdo nacional e independente e a conceitos como horário nobre, produção independente e canais de espaço qualificado.

Duas audiências públicas serão realizadas para debater os regulamentos propostos: 
  • dia 9 de fevereiro, das 14h às 18h, no Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro; e
  • dia 13 de fevereiro, das 14h às 18h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
As minutas das Instruções Normativas foram enviadas também à mesa do Senado, responsável por organizar os trabalhos do Conselho de Comunicação Social. A partir da publicação definitiva dos regulamentos, a ANCINE concederá prazo adequado para as empresas se adaptarem aos dispositivos criados.

Para participar das consultas públicas e ter acesso às minutas das Instruções Normativas e ao texto da Lei 1.485/2011, visite o Portal ANCINE.
======

Empresas mais fortes e maior acesso aos conteúdos nacionais

A minuta de Instrução Normativa que regulamenta a Comunicação Audiovisual no SeAC estabelece os objetivos perseguidos pela ANCINE com o propósito de promover a competitividade e a pluralidade do mercado, fortalecer as programadoras e produtoras brasileiras independentes e ampliar o acesso dos espectadores a conteúdos e canais brasileiros.

A segunda IN que está em Consulta Pública diz respeito ao credenciamento (registro na ANCINE) das empresas programadoras e empacotadoras da TV paga: atualiza conceitos e procedimentos da IN 91, com o objetivo de adaptá-los às necessidades regulatórias decorrentes da Lei 12.485, além de estabelecer critérios e limites para controle e a participação societária entre as empresas .

Essas INs se somarão à IN 96, publicada em dezembro de 2011, que regulamentou a nova Condecine – tributo que passou a ser devido também pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas dos serviços de telecomunicações.

Para que a participação da sociedade e dos agentes econômicos nas Consultas Públicas abertas até 3 de março seja ainda mais ampla, a ANCINE disponibilizou também um questionário com perguntas específicas sobre três pontos: normatização dos limites de tempo de publicidade na programação; regras para reprises de conteúdos, no que tange ao cumprimento das obrigações de veiculação criadas pela Lei; e condicionamentos e parâmetros de compensação, no caso de transferência de obrigações de veiculação de conteúdos brasileiros entre canais de programação de uma mesma empresa programadora.

Horário nobre, espaço qualificado e produção independente

Visando assegurar a sustentabilidade da indústria audiovisual brasileira e a ampliação do acesso da população aos conteúdos produzidos no país, a minuta da IN relativa à Comunicação Audiovisual define, entre outros, os conceitos de horário nobre, espaço qualificado e produção independente.

Segundo Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE, “a fixação do conceito de produtor independente é fundamental para garantir o espaço de exibição da produção independente na TV paga, como determina a Lei 12.485. O espírito da lei é fomentar a produção audiovisual nacional.”

De acordo com a proposta, obras audiovisuais que constituem espaço qualificado são aquelas, seriadas ou não, dos tipos ficção, documentário, animação, reality show , videomusical e de variedades realizada fora de auditório. Já os canais de espaço qualificado são aqueles que, no horário nobre, veiculem obras audiovisuais de espaço qualificado em mais da metade da grade de programação. O horário nobre, nos canais direcionados para crianças e adolescentes, será das 11h às 14h e das 17h às 21h; para os demais canais, das 19h às 24h.                   

Sobre o cumprimento das obrigações de veiculação de conteúdo brasileiro pelas programadoras nos canais de espaço qualificado, no mínimo 3h30 semanais dos conteúdos veiculados no horário nobre deverão ser brasileiros e constituir espaço qualificado, sendo que no mínimo metade deverá ser produzida por produtora brasileira independente.

Já as empacotadoras deverão ofertar no mínimo 1/3 de canais brasileiros de espaço qualificado entre todos os canais de espaço qualificado ofertados em cada pacote, além de garantir, nos pacotes em que houver canal jornalístico brasileiro, que seja ofertado pelo menos mais um canal de programação com as mesmas características, no mesmo pacote.

Como está previsto na Lei 12.485/2011, essas obrigações são de cumprimento progressivo, sendo reduzida, no caso das programadoras, para 1h10, da data de publicação da IN até 13 de setembro de 2012; e para 2h20, de 14 de setembro de 2012 até 13 de setembro de 2013.

No caso das empacotadoras, a obrigação será reduzida para no mínimo 1/9 de canais brasileiros de espaço qualificado entre todos os canais de espaço qualificado ofertados em cada pacote, da data de publicação da IN até 13 de setembro de 2012; e para no mínimo 1/6 de canais brasileiros de espaço qualificado entre todos os canais de espaço qualificado ofertados em cada pacote, de 14 de setembro de 2012 até 13 de setembro de 2013.

Em relação à publicidade, a lei determina que o tempo máximo destinado a obras audiovisuais publicitárias em cada canal de programação deverá ser o mesmo já em vigor para a televisão aberta: no máximo 25% do horário da programação diária – sendo que para o SeAC, no horário nobre, a veiculação de publicidade fica limitada a 105 minutos em canais de conteúdo infantil e adolescente e a 75 minutos nos demais canais de programação.

Credenciamento de empresas se adapta à nova lei

A minuta de Instrução Normativa que trata do credenciamento de agentes econômicos altera dispositivos da IN 91, de 4 de fevereiro de 2011, de forma a adaptá-la às necessidades regulatórias decorrentes da Lei 12.485.

A minuta atualiza conceitos e procedimentos, além de estabelecer regras sobre o credenciamento dos agentes econômicos que atuam no mercado de comunicação audiovisual de Acesso Condicionado.

Entre outras medidas, a Lei 12.485 estabeleceu que as atividades de produção, programação e empacotamento são livres para empresas constituídas sob as leis brasileiras e com sede e administração no País. A gestão, a responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção inerentes à programação e ao empacotamento são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.

A lei determinou, também, limites para o controle e a participação societária entre empresas prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo, empresas de radiodifusão de sons e imagens, produtoras e programadoras.

Diversas definições do Art.1º da IN 91 passam a vigorar com nova redação, como as de Pacote, Pessoa Jurídica Controlada, Canal Ofertado em Pacote, Canal Avulso de Programação, Canal Brasileiro de Espaço Qualificado, Canal de Conteúdo Jornalístico e Canal de Distribuição Obrigatória. Também são definidos os responsáveis editoriais pelas atividades de produção, programação e empacotamento.

Outra definição importante é a de Poder Dirigente sobre o Patrimônio da Obra Audiovisual, que diz respeito à titularidade das obras; é esse poder dirigente que permite ao detentor auferir renda, explorar diretamente ou outorgar direitos de exploração econômica da obra audiovisual – sendo que a outorga, limitada no tempo, não descaracterizará a titularidade e a detenção daquele poder.

Com as informações que serão prestadas por essas empresas sobre suas bases de assinantes e os perfis dos canais, a ANCINE terá uma visão abrangente do mercado audiovisual brasileiro, que a capacitará a cumprir de forma mais eficaz a sua missão.

Nova Condecine já está regulamentada

Com a publicação da Lei 12.485/2011, o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional – CONDECINE passou a ser devido também pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas dos serviços de telecomunicações. Isso porque o inciso II do artigo 32 da Medida Provisória 2.228-1/2001 , com a redação dada pelo art. 26 da Lei 12.485, estabelece que passou a integrar a lista de fatos geradores da cobrança da CONDECINE a “prestação de serviços que se utilizem de meios que possam, efetiva ou potencialmente, distribuir conteúdos audiovisuais”.

A incidência da contribuição não representa aumento da carga tributária devida pelas empresas, já que foi compensada, no próprio texto da própria Lei 12.485, pela redução de 45% para 33% do percentual incidente na base de cálculo da Taxa de Fiscalização de Funcionamento – TFF. A nova contribuição foi regulamentada em dezembro de 2011 pela Instrução Normativa 96 da ANCINE. A Condecine deverá ser recolhida anualmente, até o dia 31 de março, para os serviços licenciados até o dia 31 de dezembro do ano anterior.

O recolhimento da CONDECINE será feito exclusivamente por intermédio da rede bancária, em todo o território nacional, mediante Guia de Recolhimento da União – GRU. A GRU apresentará o detalhamento dos serviços prestados, o número de ocorrências declaradas, o valor de CONDECINE para cada um dos serviços e o valor total a ser pago pela empresa.

Em breve a ANCINE publicará mais informações e orientações sobre os procedimentos para o recolhimento da contribuição.

26.1.12

Premio Dynamite de Musica Independente

Em 2012, a Revista Dynamite completa 20 anos! Em 2012, o portal Dynamite Online completa 10 anos! E pra comemorar em grande estilo, a Dynamite promoverá mais uma edição do Prêmio Dynamite de Musica Independente, a mais tradicional voltada para o apoio a estes artistas.

Durante todo o mes de janeiro, serão aceitas indicações para o Prêmio em suas 22 categorias que abrangem todo o espectro musical da cena independente e de quem a apoia:
  • Melhor álbum de rock; 
  • Melhor álbum de indie rock; 
  • Melhor álbum punk / hardcore; 
  • Melhor álbum de heavy metal; 
  • Melhor álbum de rap / hip hop / black music; 
  • Melhor álbum de musica eletronica; 
  • Melhor álbum pop; 
  • Melhor álbum de mpb; 
  • Melhor álbum de reggae; 
  • Melhor álbum regional; 
  • Melhor álbum de música instrumental; 
  • Melhor álbum internacional; 
  • Revelação; 
  • Melhor Selo; 
  • Melhor casa de shows alternativos; 
  • Melhor Evento; 
  • Melhor revista, fanzine ou jornal impresso; 
  • Melhor site, coluna, blog ou fanzine online;
  • Melhor programa de TV ou emissora; 
  • Melhor programa de rádio ou emissora; 
  • Melhor produtora ou entidade; e 
  • Personalidade.

As indicações poderão ser feitas pelo e-mail premio@dynamite.com.br, ou pelo grupo do facebook http://www.facebook.com/groups/309700289069164/ .

Atencao, nessa primeira etapa de escolha dos indicados, somente o próprio interessado poderá se inscrever, não valendo nenhum tipo de indicação do público ou de terceiros. Ao se inscrever, escolha a sua categoria e lembre de incluir release e foto, mas evite anexar muitos arquivos pesados (e-mails com mais de 5mB serão descartados) e priorize inserir links do seu trabalho (site, My Space, Facebook, YouTube etc).

Lembrando que para ser indicado, o artista deve ter lançado um álbum entre 2010 e 2011, mesmo que este álbum só esteja disponibilizado digitalmente. A categoria Revelação só vale para artistas que nunca lancaram álbuns comercialmente, e o critério para avaliação será a qualidade de trabalhos como vídeos e MP3s.

O site para votação do público com a relação dos indicados em cada categoria será lançado em março de 2012.

O Prêmio Dynamite de Musica Independente está sendo realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, " Programa de Ação Cultural 2011 ".

PORTAL DYNAMITE!

Revista Dynamite
TV Dynamite
Podcast Dynamite - Demobox

18.1.12

Férias Culturais tem oficinas gratuitas

O projeto Férias Culturais, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Maringá, vai oferecer neste ano oficinas gratuitas de circo, teatro e dança para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. As atividades serão promovidas todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 18 horas, em lonas montadas no Jardim Alvorada (em frente ao Centro Comunitário) e no distrito de Iguatemi (na praça da Igreja Matriz).

A ação, coordenada pela companhia Sou Arte, de Campo Mourão, prossegue até o próximo dia 25. Para participar basta se inscrever nos locais das oficinas.

As crianças e os adolescentes que concluírem as oficinas serão convidados a fazer uma apresentação para a comunidade no dia 24 de janeiro, nos dois locais das atividades. Eles também vão fazer uma participação especial no projeto “Convite à Dança” do dia 25 de janeiro, no Teatro Barracão.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, convida a comunidade a participar. “Todos os anos nos organizamos para oferecer atividades gratuitas para crianças e adolescentes no período de férias escolares. As oficinas deste ano serão mais uma opção de ação cultural em benefício da população de Maringá”, finaliza.

Maringá.

Seleção de projetos em todas as áreas (Curitiba)

SELEÇÃO DE PROJETOS no âmbito do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC, por meio do Mecenato Subsidiado, denominado EDITAL MECENATO SUBSIDIADO PARA INICIANTES - 2012, realizar a seleção de projetos pelo mecanismos de incentivo fiscal nas áreas das artes e da cultura que tenham por objetivos promover a criação, produção e difusão artística e cultural; a preservação e difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural; e ainda o estímulo ao amplo conhecimento dos bens e valores culturais.

Com fundamento na decisão da Comissão do Mecenato Subsidiado poderão ser inscritos
projetos com o valor máximo de até R$ 53.500,00 (cinquenta e três mil e quinhentos reais).

As inscrições poderão ser realizadas no período de 10 de janeiro a 10 de março de 2012.

Arquivos (pdf)

Edital n.º 204/11 – Mecenato Subsidiado para INICIANTE 2012
Formulário de Inscrição Categoria INICIANTE 2012
Normas Complementares Categoria INICIANTE 2012

1º Encontro de Folias de Reis de Formiga-MG

O 1º Encontro de Folias de Reis, em Formiga, no Centro-Oeste, será realizado no dia 22 de janeiro, das 7h às 19h. De acordo com a programação do evento, foram convidadas 85 folias de reis de várias cidades do estado.

Na parte da manhã, as folias sairão pela cidade em visita a algumas casas. Por volta das 15h haverá uma reunirão na sede da Irmandade Congado do Rosário, que fica na Rua Teotônio de Basílio, nº 193, no bairro Rosário, onde cantarão para o presépio.

Durante todo o dia haverá barracas com bebidas e comidas típicas. Toda a renda do evento será em prol da Irmandade. Mais informações na Secretaria de Cultura da cidade pelo telefone (37) 3322-5660.

2º Concurso de Marchinhas de Juiz de Fora

Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Juiz de Fora. Neste ano, o concurso vai homenagear o compositor juizforano Synval Silva.

Cada candidato pode inscrever até três músicas, de composição individual ou em parceria, com tema livre. Os interessados devem ir ao setor de expediente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), até o dia 24. Sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 1h30 da tarde.

Inscrições.

17.1.12

Coral de Maringá está recebendo inscrições

O Coral Brasileirinho, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, está recebendo inscrições para o teste de seleção de novos integrantes.

Para participar, o interessado deve ter no mínimo oito anos e no máximo dez anos de idade.  As inscrições devem ser feitas na recepção do Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Centro Histórico), e o teste acontecerá entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2012, com agendamento feito por ordem de inscrição.

Informações: (41) 3321-2855

Cursos profissionalizantes grátis, no Senac

O Programa Senac Gratuidade (PSG) significa qualificação profissional gratuita e de qualidade para quem quer conquistar um lugar no mercado de trabalho. São vários cursos destinados a pessoas de baixa renda, em diferentes áreas de conhecimento.

O PSG foi criado para atender às necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse dois salários mínimos - a referência é o salário mínimo federal. Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que os que atenderem as duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade.

Basta acessar a página de inscrição do PSG, no site do Senac Rio, e escolher o curso, o turno e o endereço mais convenientes para você. Para acessar o site de inscrição do PSG clique aqui.

Inscrição

Para realizar a sua inscrição no Processo Seletivo, basta acessar o endereço http://www.rj.senac.br/hotsitepsg, clicar em “Processo Seletivo” e, depois, em “Clique aqui e inscreva-se no processo seletivo do PSG.”

Seleção

A seleção baseada em critérios que atendem ao protocolo firmado com o Governo Federal, à legislação da educação profissional e aos requisitos de acesso exigidos pela Instituição para ingresso no curso escolhido. No Senac Rio, a aprovação nesta seleção obedecerá: a ordem de classificação no Índice PSG, a quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.

13.1.12

Batalha de Bandas, no RN

O programa Ligados, da Rádio Nova, 87,7 tem um quadro que visa promover a música do Rio Grande do Norte, que é a Batalha de Bandas. Duas bandas são apresentadas e o publico vota na que ele quer ouvir durante a semana. A votação ocorre no blog do programa: www.ligadosfm.com, onde você também pode ouvir o programa piloto.

Para participar do programa Ligados, envie um release de sua banda, com a história da banda, principais trabalhos, integrantes, ano de formação, gênero e contatos. Acrescente duas fotos da banda e duas músicas autorais em MP3 para o e-mail: bandas@ligadosfm.com.

O programa é comandado pelo simpático Felipo Bellini.

Lançamento do guia Rio que Encanta 2012

O lançamento do guia Rio que Encanta 2012 será neste sábado (14/1), das 19h às 22h, na Praça Mauro Duarte. A praça fica na esquina das ruas São Manuel e Fernandes Guimarães, em Botafogo.

Tradicional, o guia traz a programação dos blocos carnavalescos, além de dicas de CDs e casas de samba e choro na cidade do Rio de Janeiro. Homenageia, em sua capa, o centenário do grande Herivelto Martins. A apresentação é de autoria de João Máximo. Desta vez, quem anima o baile a céu aberto é o Cordão do Boitatá.

É uma parceria da Fundação Lauro Campos com os mandatos Eliomar Coelho, Chico Alencar, Marcelo Freixo e Paulo Pinheiro.

6.1.12

Um dia sem internet?

Amazon não me fará falta e facebbok também nem tanto mas o Google? Ficar sem e-mail, sem a página de notícias, sem minhas personalizações iGoogle? Voltarei ao tempo das cavernas. O movimento parece estar ficando sério.

Google, Facebook e Amazon podem interromper acessos em protesto


Empresas protestam contra lei antipirataria do Senado norte-americano.
SOPA quer punir sites por distribuição ilegal de conteúdo pelos usuários.


O Google, o Facebook e a Amazon podem interromper seus serviços coordenadamente em protesto contra uma lei antipirataria que está em discussão no Senado norte-americano, de acordo com o site da Fox News.

Chamada de SOPA, sigla para Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em, tradução), a lei tem reforço de representantes da indústria de cinema e de música do país que querem evitar a perda de vendas de seus produtos distribuídos gratuitamente na web. O projeto responsabiliza os sites pelo conteúdo publicado ou distribuído ilegalmente pelos usuários, sugerindo que as empresas encontrem meios para impedir a pirataria. As penas incluem fechamento do site e até cinco anos de prisão.

Disney, Universal, Paramount e Warner Bros., grandes estúdios de Hollywood, apóiam a lei, enquanto Google, Amazon, Facebook, eBay, Twitter, PayPal, Zynga, Mozilla, entre outras, são contra.

O diretor da NetCoallition, uma associação das empresas da internet contra a lei, Markham Erickson, afirmou que a Mozilla, que desenvolve e distribui o browser Firefox, já desligou seus servidores durante um dia e que outras empresas como a Wikimedia, responsável pelo Wikipédia, pensa em fazer o mesmo.

Caso o serviço desses sites seja interrompido, os usuários não poderão fazer pesquisas no Google, atualizar o Facebook ou publicar mensagens no Twitter, por exemplo. No lugar das páginas, segundo Erickson, apareceriam mensagens contra a lei. "As pessoas precisam entender o impacto destas medidas pois estas normas mudam o modo como se usa a internet".

Há alguns dias, 40 mil sites retiraram seus serviços do provedor GoDaddy após a companhia afirmar que apoia o SOPA. A NetCoallition publicou uma carta em novembro relatando os perigos da aprovação da lei. Até Sergey Brin, cofundador do Google se manifestou: "Embora eu entenda o objetivo da proposta de reduzir a pirataria on-line, mas estou surpreso que quem cria nossas leis poderia contemplar estas medidas que nos colocariam ao lado das nações mais opressivas do mundo."

Concurso Rio Apps

O cadastro é gratuito. Vale apostar na transformação desta ideia em um bom aplicativo.

O Rio de Janeiro está procurando os melhores aplicativos para melhorar a qualidade de vida da cidade e de seus moradores, empresas e turistas.

O Concurso Rio Apps premiará os desenvolvedores vencedores com divulgação na mídia, R$ 30.000,00 e uma reunião com o Prefeito da cidade.

As inscrições contemplam qualquer tipo de aplicativo de software, seja para a web, para computador pessoal, dispositivo móvel, SMS, ou qualquer outra plataforma de software amplamente disponível para o público.

Mais informações: Rio Ideias

Curso de manutenção em rede de computadores

Com quatro meses de duração, o curso oferecerá 120 vagas para jovens entre 15 e 24 anos com o ensino fundamental completo

O Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado, está realizando inscrições para o curso Manutenção em Rede de Computadores, destinado a moradores da Rocinha e comunidades adjacentes. Com quatro meses de duração, o curso oferecerá 120 vagas para jovens entre 15 e 24 anos com o ensino fundamental completo.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretaria municipais de Assistência Social e de Trabalho e Emprego, por meio do projeto ‘Qualificando para a Paz’, implementado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Prefeitura Rio

Riotur publica regulamento para concurso de coretos nos bairros

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 10 de fevereiro de 2012

Aberto a todos os bairros da cidade, a Riotur publicou no Diário Oficial do Município do dia 05/01/2012, o regulamento do concurso de coretos de Carnaval. Poderão se inscrever moradores de todos os bairros que se fizerem representar por uma comissão, as quais caberão os encargos de montagem, desmontagem e demais tarefas relativas à perfeita funcionalidade dos coretos, além da obediência às normas de segurança.

Mais informações: Riotur

Abertura não oficial do Carnaval (RJ)

Praça XV - Rio de Janeiro Dia 08/01/2012 - Domingo
Concentração a partir das 14:30h, na Rua do Mercado.

Vários blocos já confirmaram presença:



Cordão do Boi Tolo
Sambamantes
Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo
Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho
Planta na Mente
Rola Preguiçosa
Frevo Prato Misterioso
Cutucano Atrás
Maracatu GEBAv
Butano na Bureta
Bafafá
Cordão do Prata Preta
Maracutaia
Sinfônica Ambulante
Cardosão de Laranjeiras
Fanfarani
Se Melhorar, Afunda
Exalta Rei
Êpa Rei
O Centrão Vai Virar Mar
Volta Alice
Berço do Samba
Quem Não Guenta Bebe Água


A chamada está sendo feita pelo facebook, neste link: http://www.facebook.com/events/119823608134651/ 
Blocos e foliões podem confirmar presença diretamente na página da rede social.

Saudações culturais
 

5.1.12

Projeto Samburbano no Catarse

Retransmitindo a mensagem de Fernando Alax:



"Amigos ... antes de tudo, um FELIZ 2012!!!!

Gostaria de pedir a ajuda de vcs para divulgar e colaborar com o projeto Samburbano.

Desde 2006, abraço essa empreitada sobre o samba urbano carioca. Essa pesquisa já resultou num CD e em 2 shows - Teatro Rival e Centro Cultural Carioca.

O projeto foi contemplado com 2 datas para apresentação nos dias 24 e 31 de janeiro de 2012 às 19h com a participação do Trio Calafrio no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia. Para viabilizar nossas apresentações, surgiu a ideia de colocarmos o projeto em alguma plataforma de patrocínio coletivo tentando mobilizar pessoas interessadas em apoiar a cultura. E conseguimos!!!

Estamos no Catarse: http://catarse.me/pt/projects/479-samburbano

Conto com a ajuda de vcs!!! Grande beijo ... Fernando Alax"


A Formação da Música Popular Carioca

O curso a distância “A Formação da Música Popular Carioca”, preparado pelo professor André Diniz. André é mestre em Memória da Música Popular Brasileira pela UNI-Rio e ministra aulas de Introdução à Música na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

O curso, que é gratuito, traz um panorama histórico do nascimento da música popular no Rio de Janeiro, com seus artistas e compositores mais importantes, analisando a influência que estes exerceram na construção dos estilos musicais que se formaram a partir daquele momento.

Com áudios, imagens de arquivo e links diversos, o curso amplia o potencial de informação sobre o período e oferece ao aluno uma reflexão sobre a identidade cultural carioca e as raízes de sua musicalidade. Além da aula, um fórum sobre o assunto será aberto aos alunos, para que troquem experiências e tirem suas dúvidas com o professor.

O curso é de 2003 mas o material de leitura permanece on-line.


Convocatória para artistas de Niterói

A Aliança Francesa de Niterói convida os artistas visuais residentes em Niterói, de diversas disciplinas (pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação, etc.) para apresentar projetos para composição calendário de exposições do ano de 2012.

Local: Aliança Francesa de Niterói - Rua Lopes Trovão, 52 / 2º andar - Icaraí
 Dias/Horários: 8:30h as 19H, 8:30h as 12h (sab) Preço: Gratuito

3.1.12

Semana de apresentações dos "3 Valetes"

Dia 04/01 (quarta feira) no Brazooka às 21h com o projeto Som da Bola (samba)PBBb BA
Rua Mem de Sá, 70 - Lapa

Dia 07/01 (sábado) no Barra World às 21h - 3 Valetes (samba)
Rua Alfredo Baltazar Silveira, 580 - Recreio

Dia 08/01 (domingo) no SESC às 15h - Alternatilha (Pop & Soul)PBBb BA
Av Automóvel Clube, 66 - São João de Meriti

Conheça o show "Um passeio pelo Samba", este rico gênero musical, e suas vertentes com os 3 Valetes!!!

Vídeos do show:
Aquele Abraço - Gilberto Gil (Samba MPB)
E Vamos a luta - Gonzaguinha (Samba MPB)