8.8.13

Projetos

Atualização/Zap Músicos: Agradecemos ao ponto atendimento à ética profissional, na pronta retirada do anúncio pedindo patrocínio a um projeto de autoria da Literart.
Amigos, a imagem está no Facebook e no Tumblr da organização
Como eu disse à Zap Músicos (http://www.zapmusico.com.br/), é tão raro presenciarmos a Ética neste país, que até me surpreendi com a atitude. Vamos dar apoio ao trabalho do site, artistas. O Brasil está precisando muito de profissionalismo, vocês da música sabem disso.
Vejam a imagem do e-mail em http://movimentoculturaldobrasil.tumblr.com/


Desde 2006, a Literart contribuiu e colaborou com muitos artistas e produtores, das mais diversas áreas. Muitos deram início à carreira ou melhoraram os resultados, o que muito nos orgulha. Porém, sempre tem uma ou outra figura...

Em 2010 elaboramos release, apresentamos dicas artísticas, colaboramos na letra de duas músicas, ajudamos na produção do cd e desenvolvemos um projeto com três produtos culturais para um determinado cantor. A elaboração de projetos, por envolver conhecimento específico, tem cobrança. Os recursos obtidos são destinados a cobrir custos de manutenção de websites, custo de contador, cartório, deslocamento, despesas pequenas, entre outras. Os valores foram publicados neste blog.

Projeto desenvolvido, fomos buscar patrocínio, ação em que obtivemos sucesso. Em 2011, logo após a assinatura do Termo de Compromisso do patrocínio ao projeto, o cantor, repentinamente, disse que não queria mais o projeto porque não queria saber de projetos culturais. O cantor não pagou pelo serviço de elaboração do projeto, não paga os devidos direitos autorais e infringe os direitos morais.

Agora, recebemos mensagem de um grupo de produção, avisando que o tal cantor pegou o mesmo projeto, fez algumas modificações e tenta patrocínio para o projeto como se fosse dele, em anúncio publicado no Zap Músicos e em páginas hospedadas no Webnode.

Agradecemos aos alertas da cadeia produtiva do estado do Rio de Janeiro. Estamos acompanhando o desenrolar do tal projeto para podermos agir no momento preciso, a fim de impedir esta afronta à ética e aos direitos autorais.

Corpo diretor
Literart



Publicando no conteúdo a resposta à dúvida apresentada pelo nosso amigo Renan, que consideramos apropriada ao post

O correto seria entrar em contato com a responsável do projeto original, verificar as pendências, acertá-las e solicitar a autorização de uso do projeto. Caso fosse aceita, a autorização seguiria ao solicitante em papel timbrado da LITERART, com assinatura da representante firmada em cartório. A produção solicitante deveria, então, providenciar a imagem da autorização e publicá-la junto ao projeto, mostrando que a produção preocupou-se com a proteção à imagem dos patrocinadores, comprovando que buscou os caminhos apropriados à sua realização, sem o perigo de ver-se paralisado repentinamente por qualquer afronta à lei, o que com certeza traz enormes prejuízos a qualquer projeto e aos envolvidos.


Amigos, o patrocinador tem que ser totalmente protegido. Estamos lidando com imagem de empresas, com o marketing cultural, com logomarcas... É de inteira responsabilidade da produção, cuidar e providenciar para que nada possa vir a ocorrer no projeto - É um dos princípios fundamentais. Todo produtor que se preza sabe disso.

Saudações culturais

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