18.8.13

Projeto experimental Zappiens

Disponibilizado em Fevereiro de 2010, o Zappiens.br é um projeto experimental criado para ser um serviço gratuito de agregação e distribuição de conteúdo audiovisual científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa da Comissão de Trabalhos de Conteúdos Digitais (CT-Conteúdos) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A plataforma reúne as iniciativas de diversas instituições que desejem disponibilizar conteúdos relevantes para a sociedade brasileira na Internet, seja ao utilizar o serviço como repositório ou como mecanismo de busca.

Criado em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, que mantém desde 2008 o Zappiens.pt, a iniciativa implementa repositórios de vídeos para uso público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral.

Na busca por "curso", a resposta foi de 2,155 resultados.

http://zappiens.br/

8.8.13

Projetos

Atualização/Zap Músicos: Agradecemos ao ponto atendimento à ética profissional, na pronta retirada do anúncio pedindo patrocínio a um projeto de autoria da Literart.
Amigos, a imagem está no Facebook e no Tumblr da organização
Como eu disse à Zap Músicos (http://www.zapmusico.com.br/), é tão raro presenciarmos a Ética neste país, que até me surpreendi com a atitude. Vamos dar apoio ao trabalho do site, artistas. O Brasil está precisando muito de profissionalismo, vocês da música sabem disso.
Vejam a imagem do e-mail em http://movimentoculturaldobrasil.tumblr.com/


Desde 2006, a Literart contribuiu e colaborou com muitos artistas e produtores, das mais diversas áreas. Muitos deram início à carreira ou melhoraram os resultados, o que muito nos orgulha. Porém, sempre tem uma ou outra figura...

Em 2010 elaboramos release, apresentamos dicas artísticas, colaboramos na letra de duas músicas, ajudamos na produção do cd e desenvolvemos um projeto com três produtos culturais para um determinado cantor. A elaboração de projetos, por envolver conhecimento específico, tem cobrança. Os recursos obtidos são destinados a cobrir custos de manutenção de websites, custo de contador, cartório, deslocamento, despesas pequenas, entre outras. Os valores foram publicados neste blog.

Projeto desenvolvido, fomos buscar patrocínio, ação em que obtivemos sucesso. Em 2011, logo após a assinatura do Termo de Compromisso do patrocínio ao projeto, o cantor, repentinamente, disse que não queria mais o projeto porque não queria saber de projetos culturais. O cantor não pagou pelo serviço de elaboração do projeto, não paga os devidos direitos autorais e infringe os direitos morais.

Agora, recebemos mensagem de um grupo de produção, avisando que o tal cantor pegou o mesmo projeto, fez algumas modificações e tenta patrocínio para o projeto como se fosse dele, em anúncio publicado no Zap Músicos e em páginas hospedadas no Webnode.

Agradecemos aos alertas da cadeia produtiva do estado do Rio de Janeiro. Estamos acompanhando o desenrolar do tal projeto para podermos agir no momento preciso, a fim de impedir esta afronta à ética e aos direitos autorais.

Corpo diretor
Literart



Publicando no conteúdo a resposta à dúvida apresentada pelo nosso amigo Renan, que consideramos apropriada ao post

O correto seria entrar em contato com a responsável do projeto original, verificar as pendências, acertá-las e solicitar a autorização de uso do projeto. Caso fosse aceita, a autorização seguiria ao solicitante em papel timbrado da LITERART, com assinatura da representante firmada em cartório. A produção solicitante deveria, então, providenciar a imagem da autorização e publicá-la junto ao projeto, mostrando que a produção preocupou-se com a proteção à imagem dos patrocinadores, comprovando que buscou os caminhos apropriados à sua realização, sem o perigo de ver-se paralisado repentinamente por qualquer afronta à lei, o que com certeza traz enormes prejuízos a qualquer projeto e aos envolvidos.


Amigos, o patrocinador tem que ser totalmente protegido. Estamos lidando com imagem de empresas, com o marketing cultural, com logomarcas... É de inteira responsabilidade da produção, cuidar e providenciar para que nada possa vir a ocorrer no projeto - É um dos princípios fundamentais. Todo produtor que se preza sabe disso.

Saudações culturais

3.8.13

Qualificação como OSCIP da Literart

Amigos,

Desde que a diretoria assumiu, foi dado início às ações e atividades para colocar a casa em ordem. Muito trabalho nos deu (burocracia, informações desencontradas entre os órgãos do poder público etc.) e muito custo (cada passo, um imposto e uma multa).

Somos uma organização sem fins lucrativos (mesmo), sem remuneração aos diretores (mesmo), sem preocupação com o lucro, com caixa dois, com as práticas habitualmente adotadas por outras pessoas jurídicas. Igualmente, também não aceitamos 'apoio político' para não sermos envolvidos como laranja, favorecimento político, apadrinhamento por baixo dos panos, entre outras situações que todos os brasileiros estão cansados de saber que existem mas que só o poder público não vê, não sabe, não conhece. Prezamos pela ética, acima de qualquer 'pratica'.

Com Estatuto registrado no RCPJ-RJ, assumindo as características esclarecidas acima e seguindo ao pé da linha o que diz a Lei 9.790 (lei das OSCIPs), fomos informados pelo Ministério da Justiça que não podemos ter nossa qualificação concedida porque não temos 'caixa'. Em outras palavras, para atuar como 'sem fins lucrativos' neste país, é preciso comprovar receita (lucro). O agravo vem do fato que, apesar de termos lido toda legislação referente à solicitação e à qualificação, em nenhum momento vimos sequer uma mínima exigência de receita. recebemos como 'sugestão' transformar o corpo diretor 'com remuneração' (??? Pasmem, é sério! Enviaremos o e-mail a qualquer pessoa que entrar em contato solicitando).

Não. Voluntariado, dedicação, amor, trabalho exercido por prazer pessoal para ver um Brasil melhor não tem espaço neste país.

Tudo funciona (somos vítimos desse 'processo') pelo favorecimento político, pelo QI, pela propina, pelo comércio e pelo lucro em dinheiro.

Sem condições de apresentar um 'caixa positivo', ou comprovar 'receita' e, por este motivo, impedidos de sermos qualificados como 'organização da sociedade civil de interesse público', não vemos outra opção a não ser paralisar as atuações e ações.

Assim como grande parte da população, igualmente vemos essa situação como algo absurdo mas é assim que 'funciona'.

Nossos maiores agradecimentos aos parceiros, aliados, amigos e a todos que até então, testemunharam e colocaram fé no nosso trabalho.

Até uma próxima, numa outra dimensão, num outro Brasil.

Corpo Diretor
Liter&Art Brasil


Amigos, agradecemos por todo apoio recebido, de todas as partes do Brasil.
Recebemos orientação para solicitar a qualificação, juntando um ofício ao pedido, para que o Ministério da Justiça informe a lei e o artigo que gerou a negação à solicitação.
Também será adicionado uma declaração, relacionando todos os artigos da legislação brasileira sobre pessoas jurídicas, complementando com o artigo do Estatuto Social da organização que atende ao exigido pela lei.
Assim o faremos e assim que tivermos notícias, informaremos a todos.

Corpo Diretor
Liter&Art Brasil