1.2.11

Jornal O Globo erra feio e mostra-se desinformado com os movimentos literários do Rio de Janeiro

Em 24/01/2011 o jornal O Globo publicou um artigo entitulado "Festival 'A palavra toda' reúne diversos artistas no Espaço Sesc", assinado por Luiz Felipe Reis, que apresenta total desinformação da Sra. Heloísa Buarque de Hollanda, poeta Chacal e Ramom Mello em relação aos movimentos literários no estado do Rio de Janeiro: "...nestas segunda e terça-feira, o Espaço Sesc, em Copacabana, serve de palco para "A palavra toda", o primeiro festival de poesia da cidade. Quem afirma é ela - acadêmica respeitada por sua contribuição à palavra - e o poeta Chacal, seu parceiro na empreitada ao lado do jovem poeta Ramon Mello." -  Este não é, nem de longe, o primeiro Festival de Poesia.

Festival de Poesia no Rio de Janeiro

1. Festival Carioca de Poesia, organizado anualmente pelo grupo Poesia Simplesmente.
2. Festival de Poesia do SEERJ, Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, organizado anualmente pelo Sindicato.
3. Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro, organizado anualmente pela APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro.
4. Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage organizam, anualmente, o Festival de Poesia e Arte, apresentado no auditório do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Barreto.

Citamos ainda:

- Poesia Voa - Festival de Poesias do Circo Voador;
- Festival de Poesia no Rio Artimanhas Poéticas
- Festival de Poesia do C.E. Mar. João Baptista de Mattos
- Festival de Poesia de Mesquita

Será que aprenderam direitinho a lição?

Saudações culturais
Liter & Art Brasil

2 comentários:

Gisele de Souza Lira disse...

Entendo a revolta de vocês...bem compreensível.
Eu escrevo poesias...
tenho um blog...chama-se "Poe de quê?"...
Ficarei feliz e honrada com uma visita. :)
http://poedeque.blogspot.com

Parabéns pelo trabalho.
Abraço.

Unknown disse...

A zanga foi geral entre os movimentos literários. Ridículo ler um erro desses num jornal com o alcance do O Globo; é praticamente uma ofensa aos organizadores e participantes dos muitos festivais de poesia.