9.3.12

Lançado projeto Cursos Especiais Fundac

Idealizado pelo professor Cineas Santos, o projeto será executado pelo Governo do Estado, através da Fundac.

Foi lançado na manhã de ontem, 6, o projeto Cursos Especiais Fundac. Ao todo serão dez cursos oferecidos ao público de forma gratuita, com objetivo de formar agentes culturais que atuarão nas áreas de artes visuais, área museal, cênicas, memória popular e audiovisual. Idealizado pelo professor Cineas Santos, o projeto será executado pelo Governo do Estado, através da Fundac.

Segundo Cineas, “a estrada é longa e os passos são curtos”, ou seja, é preciso determinação e paciência para que se alcance o sucesso em projetos culturais no Piauí. Elogiando a iniciativa de Cineas, o diretor de Articulação Cultural da Fundac, Jerônimo, lembrou que os cursos serão oferecidos ao público em geral, e visam fomentar a cultura do Estado.

Para a diretora do Museu do Piauí – local onde será realizado o primeiro curso, o interesse do público no curso de assistente de museologia superou as expectativas. “Inclusive fizemos uma lista de espera”, apontou a diretora.

Gustavo Carvalho, da Fundac, apontou que se buscou oferecer cursos cujas áreas não eram encontrada com facilidade no Piauí. “Nossa ideia é oferecer cursos que interessem a um número grande de pessoas, e que não são oferecidos por aqui”, explicou. Os cursos serão: Introdução a área da restauração (com Zozilena Froés, Ellen Mourão e Mestre Dico), Assistente da museologia (com Marília Colnago) , Poéticas do olhar (professor ainda não definido), Poéticas do espaço (professor ainda não definido), Curadoria e planejamento de exposição (com Elda Ribeiro), Produção para vídeo e edição (Stefania Regia), Capacitação para professores de dança de alunos com deficiência (Valdemar Santos) e Iluminação para exposição e palco (Roberto Sabóia).

Ainda serão realizadas, em Oeiras, capacitação para que comunidades inventariem suas memórias tradicionais e a registrem em audiovisual com Áurea Pinheiro e Cássia Moura; e introdução à noção de patrimônio imaterial para comunidades tradicionais piauiense com Patrícia Mendes.

Nenhum comentário: